O cuidado com orquídeas não é difícil, é apenas diferente. As orquídeas têm a reputação de serem difíceis de cultivar quando, na verdade, são bem fácies, só precisam de um cuidado diferente. Com uma cultura adequada, uma orquídea pode florescer por meses a cada ano e pode viver por muito tempo. Uma coleção de orquídeas bem cuidada e variada pode fornecer floração contínua todos os dias do ano. Como cuidar de orquídeas requer apenas alguns conhecimentos básicos sobre orquídeas e como elas crescem.
Orquídeas tem diversas necessidades de cuidado
A família das orquídeas tem mais de 880 tipos diferentes (chamados de gêneros) e mais de 22.000 espécies. Esses números estão crescendo a cada ano, tornando as orquídeas as maiores e mais diversas famílias de plantas. Em geral, as orquídeas são, em grande parte, plantas tropicais que vivem como epífitas ou “plantas aéreas” penduradas nas árvores como suporte. Algumas orquídeas são litófitas ou “plantas rochosas” que crescem sobre ou entre rochas. As orquídeas restantes são terrestres que crescem nos detritos argilosos do chão de florestas. Com uma família de plantas tão diversa, é difícil fornecer diretrizes gerais sobre o cuidado com orquídeas. No entanto, as orquídeas que são cultivadas em casas ou apartamentos não são todas.
Nossa Identificação de Orquídeas fornece uma introdução
básica para muitos dos tipos populares de orquídeas. As plantas vendidas
em floriculturas são hibridas e é delas que vamos falar aqui. Esses
híbridos foram criados cruzando diferentes espécies e, às vezes, gêneros
diferentes para se reproduzir em características desejáveis, como cor,
fragrância, tamanho de flor e facilidade de cuidado, e criam muitos dos
aspectos desafiadores das espécies de orquídeas puras. Os híbridos de
orquídeas de hoje são plantas de casa criadas para não crescer muito e são
relativamente fáceis de cuidar.
Ambientes de crescimento da orquídea como eles se relacionam com o cuidado da orquídea
Imagine ficar em uma selva e olhar para uma orquídea que está agarrada a uma
árvore. Suas raízes agarraram a casca da árvore e estão usando a árvore
como suporte. A orquídea não obtém nutrientes da própria árvore, não é um
parasita, obtém apenas apoio e um pouco de comida da matéria orgânica que se
decompõe nos ramos dos ramos ou de excrementos de animais que lavam a árvore na
chuva.
É úmido na selva e essas raízes de orquídeas se adaptaram para absorver água do
ar úmido, daí o termo “epífita”. Muitas orquídeas têm que lidar
com épocas de água abundante e tempos de secura e, por isso, têm caules grossos
chamados “pseudobulbos” que lhes permitem armazenar e reter água
durante os períodos secos que estão por vir. Imagine agora, esta mesma
planta em um vaso em um ambiente doméstico típico. Quão estranho isso deve
ser para a planta e quão diferente ela é das condições às quais a orquídea se
adaptou. Compreender as condições naturais em que a orquídea cresce, conhecida
como “in situ”, é fundamental para entender o que a orquídea precisa
para o seu cuidado.
Qual é a melhor mistura de orquídeas?
Em primeiro lugar, as orquídeas não crescem na sujeira, elas sufocam suas raízes e matam a planta. Orquídeas requerem lugares limpos para crescer. As condições em uma varanda de sol na Flórida são diferentes de uma casa aquecida em Ohio, mas as orquídeas, com os devidos cuidados, podem prosperar em ambas. Muitas vezes, várias vitaminas para a terra são misturadas em uma mistura de orquídeas com cada ingrediente trazendo características desejáveis únicas para a mistura. O objetivo é o mesmo, usar uma mistura que seja aberta e arejada e leve para à orquídea a quantidade adequada de umidade para suas necessidades.
Que tipo de vasos de orquídeas devo usar?
Orquídeas não crescem em vasos na natureza. Nós os colocamos em vasos para nossa conveniência. Como resultado, devemos entender como isso é estranho para a planta, suas raízes gostam de respirar e ser livres. É perfeitamente bom que as raízes das orquídeas cresçam fora do vaso. Infelizmente, nossas casas não são úmidas o suficiente para suportar bem as epífitas. Assim, um pote de água ajuda mantendo alguma umidade ao redor das raízes. O segredo para cultivar orquídeas saudáveis é cultivar raízes saudáveis. Os vasos de plantas comuns são julgados pelo crescimento de suas folhas. Para as orquídeas, o crescimento das raízes é o melhor indicador da saúde da planta. Para orquídeas cultivadas em vasos, devemos ter muito cuidado para não apodrecer ou sufocar as raízes.
Como a obtenção de um bom equilíbrio de umidade é muito importante para o cuidado ideal com orquídeas, muitos produtores de orquídeas escolhem vasos claros para que seja mais fácil ver quando as raízes estão prosperando e quando não estão. Acredita-se que as raízes das orquídeas se envolvem na fotossíntese, o que faz sentido, uma vez que elas crescem expostas à luz enquanto a orquídea pendura em uma árvore, e vasos transparentes possibilitam a fotossíntese pelas raízes das orquídeas. Os potes brancos também permitem que alguma luz passe através deles.
Como a umidade e o movimento do ar afetam as orquídeas?
As orquídeas não gostam de “pés molhados”, mas gostam muito da umidade. Como resultado, quando crescido dentro de uma casa, as orquídeas são muitas vezes colocadas em bandejas de umidade. Essas bandejas permitem que a água se acumule na base enquanto a planta é suspensa acima da água. Bandejas de umidade pode ser criada a partir de uma forma de bolo cheia de pedras ou pires invertidos, tudo para permitir que a panela da orquídea fique acima de uma poça de água. Desta forma, a orquídea se beneficia da evaporação da água. As orquídeas também gostam de ser reunidas juntas, pois isso também ajuda a elevar a umidade entre as plantas. Isto é invariavelmente um ato de equilíbrio porque as orquídeas também gostam do movimento do ar, mas o movimento constante do ar seco resseca as plantas. Muita umidade e pouco movimento de ar e as plantas podem se tornar suscetíveis a apodrecer. Alcançar um bom equilíbrio de umidade e movimento do ar é um dos objetivos do sucesso do cuidado com orquídeas.
Quais são os requisitos de luz das orquídeas?
As orquídeas têm necessidades de luz muito variadas e a compreensão da quantidade adequada de luz para o tipo de orquídea é essencial para seu cuidado. Mesmo as orquídeas de alta luminosidade não exigem o tipo de luz direta do sol e até mesmo orquídeas de baixa luminosidade não ficarão felizes indefinidamente no meio de uma sala longe de qualquer fonte de luz. Mesmo uma janela do norte pode ser muito pouca luz para as orquídeas de baixa luminosidade para florescer de forma confiável. Na verdade, muitas vezes é uma luz inadequada que inibe a floração das orquídeas. Algumas orquídeas, especialmente aquelas que gostam de altos níveis de luz, gostam de passar o verão do lado de fora, em tons claros, e, para muitas orquídeas de alta luminosidade, é a maneira mais fácil de dar luz suficiente para florescer. Se orquídeas de alta luminosidade devem permanecer dentro de casa, muitos não florescem de forma confiável sem algum tipo de luz suplementar, a menos que estejam em uma sala ensolarada ou estufa. Felizmente, as lâmpadas fluorescentes com lâmpadas de amplo espectro funcionam razoavelmente bem com as orquídeas, assim como as lâmpadas. Além disso, as orquídeas da natureza recebem luz natural. Em nossas casas, temos iluminação suplementar e tendemos a manter um horário regular durante o ano todo, o que pode prejudicar o relógio natural de uma orquídea.