Do bullying ao empreendedorismo: empresário conta sobre como superou os traumas da adolescência | Contei

Afonso Braga Neto comenta sobre bullying sofrido na adolescência: “Achava que não era capaz de atingir meus objetivos”

Você já foi vítima de bullying ou conhece alguém que passou por isso? Para muitos, a adolescência nem sempre é uma fase fácil. Na capital paulista, cerca de 29% dos adolescentes dizem já ter sido vítimas de bullying, de acordo levantamento realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no início deste ano.

Afonso Braga Neto, empresário e  da Be Fresh Blends, afirma que também sofreu com bullying quando mais novo. “Foi muito difícil, influenciou na maneira de me ver, me tornando extremamente autocritico, achando que não era capaz de atingir meus objetivos”, relembra.

Nestes casos, o processo de autoaceitação costuma ser complicado – a vítima, assim como Afonso, costuma se enxergar pelo olhar de terceiros. “O processo de auto aceitação é constante. Estamos sempre trabalhando, todos os dias se aceitando, buscando nossa melhor versão. As pessoas sempre falam que sou confiante ao extremo, mas me autoanalisando, vejo que é uma autodefesa que desenvolvi por todo o sofrimento que passei na época”, comenta.

Hoje, aos 30 anos e com mais maturidade e experiência, Afonso leva um novo conceito de empreendedorismo para o mercado nacional. Para ele, o segredo para o sucesso foi focar nas próprias metas. “Sempre sofri bullying por ser o patinho feio, me preocupei muito com a minha aparência, nunca estando satisfeito. A virada de chave foi quando foquei no trabalho e nas minhas metas, mostrando a mim mesmo que sou capaz, independente de comentários ou falas externas”, afirma.

O empresário também ressalta que conhecer pessoas com os mesmos ideais pode ser engrandecedor. “Quando conheci minha sócia, a influenciadora Gabi Luthai, nos conectamos muito rápido. Assim como eu, a Gabi também sofreu bullying na infância e nossa visão de mundo e nossas vivências são bem parecidas”. Juntos, Afonso e Gabi fundaram a Be Fresh Blends, marca de produtos funcionais que vem revolucionando o mercado nos últimos anos.
“O slogan da Be Fresh Blends é “você está um passo de se tornar sua melhor versão”. É o que acreditamos. Prezamos por ajudar mais pessoas a chegarem em suas melhores versões, mas nunca almejando por uma imagem inatingível.”
Além disso, Afonso dá uma dica valiosa para jovens que estão passando por esse momento tão difícil. “Tenham compaixão com a pessoa que pratica o bullying, pois quem pratica essa maldade não está resolvido consigo mesmo e com seus problemas internos. Eles precisam se auto afirmar para se sentir bem. Ao contrário deles, você não precisa disso”, finaliza.

A influenciadora e socia de Afonso, Gabi Luthai comentou também sobre o impacto das críticas na sua carreira e revelou que pensou em desistir dos seus projetos.

“Eu sempre tive que lidar com as críticas. A fase mais difícil foi a adolescência, porque eu era muito nova, então pra mim foi muito traumatizante. Eu já sonhava em fazer o que eu faço, já sonhava em fazer música e eu fui muito zoada quando comecei”, contou

“Não posso negar que aquilo mexeu comigo e me fez ser quem eu sou hoje. Eu costumo dizer que eu não lido com as críticas, apenas não dou crédito a elas. Aquilo que faz sentido eu escuto e levo adiante, o que não me serve, simplesmente ignoro”. continuou.