TROQUE A DENTADURA POR DENTES FIXOS | Contei

Dr Hilton Stocker realizando planejamento de reabilitação total: a tecnologia esta cada vez mais a serviço da saúde

Com o aumento da expectativa de vida da população, é cada vez mais comuns observarmos a faixa etária conhecida como “terceira idade” – ou melhor idade – realizando tratamentos para obter melhor qualidade de vida, conforto e auto-estima.

Dentre os tratamentos que tem maior taxa de garantir mais liberdade e segurança a esse público, destaca-se o protocolo dentário – substituição da dentadura por dentes fixos novamente.

Segundo o Cirurgião-Dentista Dr Hilton Stocker, o Brasil é um país que possuiu alto número de paciente desdentados que utilizam prótese total (dentadura). Esse tipo de prótese causa desconforto, privação social ( constrangimento de se relacionar em público) e dificuldade na mastigação. “É muito comum o paciente nos procurar na clínica relatando queixas em relação ao convívio social e constrangimento da prótese já ter soltado. Felizmente, existe uma alternativa segura e previsível para isso – o protocolo dentário”, destaca o profissional que é Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial e Implantodontia, com vasta experiência no assunto.

A substituição da dentadura por dentes fixos passa pela instalação de implantes dentários na arcada superior, inferior ou nas duas arcadas. Esses implantes irão funcionar como colunas de fixação, o que trava totalmente a prótese de modo a ser possível retirar apenas pelo profissional no consultório odontológico, para manutenção.

Desenho Ilustrativo: Implantes Dentários instalados e prótese fixada nas duas arcadas

A técnica é estudada há vários anos e o índice de satisfação é extremamente elevado. De acordo com Dr Hilton, antigamente existia um conceito de quem não tinha massa óssea suficiente precisaria antes realizar enxerto de osso. Com o avanço da ciência e tecnologia, felizmente hoje possuímos recursos que driblam e eliminam essa necessidade, como o Sistema All-on-Four e os Implantes Zigomáticos – destaca o cirurgião.

Foto divulgação: Resultado final de um protocolo duplo (superior e inferior): observar o aspecto de naturalidade dos dentes, que imitam de forma harmônica o natural.

Esse tipo de reabilitação pode ser realizado em consultório odontológico com anestesia local ou até mesmo com o paciente dormindo, através de sedação venosa com médico anestesista. Para finalizar, Dr Hilton afirma que a sua principal motivação é perceber o brilho nos olhos dos pacientes que recebem o tratamento e o resgate da auto-estima. Justamente por isso, o atendimento humanizado deve estar em primeiro lugar.