1° Centro de Convivência e Referência para a população LGBT+ idosa ou em processo de envelhecimento!
A ONG Eternamente SOU lançou uma campanha de financiamento coletivo para conseguir inaugurar, em São Paulo, o primeiro Centro de Convivência e Referência para pessoas LGBT em processo de envelhecimento – ou seja, com mais de 50 anos.
Acesse aqui para fazer sua doação/contribuição fixa ou mensal: http://benfeitoria.com/eternamentesou
A ONG, que é referência nacional para a promoção de qualidade de vida a idosos LGBT+, lançou o financiamento na plataforma Benfeitoria. A campanha conta com um vídeo principal e outros 5 micro-documentários que apresentam a vida de quatro pessoas beneficiadas pela ONG: Amanda, Dora, Ricardo e Newton. As doações vão de 20 a 100 reais mensais. Além das doações únicas.
A meta inicial é arrecadar 20 mil reais por mês para conseguir pagar os gastos mínimos do espaço. Conforme a meta aumenta, aumentam também os benefícios para a população LGBT50+ – laboratório de informática, contratação de oficineiros fixos e um sistema de som e karaokê estão entre os objetivos adicionais.
Por que doar?
Em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo (OMS), mas ainda carece de políticas públicas que garantam um envelhecimento tranquilo. Segundo o IBGE, de 2012 a 2017, a população idosa cresceu 19,5%. No mesmo período, o número de homens e mulheres com 60 anos ou mais em albergues públicos cresceu 33%. Ou seja: envelhecer no Brasil é um desafio. E sabemos que ser LGBT também – afinal, somos um país que mata uma pessoa LGBT a cada 19 horas (fonte: Grupo Gay da Bahia), e campeão no assassinato de pessoas trans (fonte: ONG Transgender Europe).
Agora imagine envelhecer como LGBT no Brasil. Na soma dessas duas experiências de exclusão, aparecem outras questões que podem tornar esse processo extremamente difícil.
Alguns exemplos:
– Abandono e/ou não aceitação da família,
– Não existência de filhos (lembrando que a adoção por casais LGBT só foi legalizada em 2010),
– Falta de acesso aos bens de um parceiro ou parceira que eventualmente falece,
– Sentimento de rejeição,
– Solidão,
– Invisibilidade,
– Moralização da sociedade com o idoso, que pode dificultar o contato com a própria sexualidade,
– E até mesmo preconceito e exclusão dentro da própria comunidade LGBT.
Para muitas pessoas LGBT com mais de 50 anos (ou, como chamamos, LGBT50+), essas questões podem forçar uma “volta ao armário”, em troca de um envelhecimento minimamente digno.
E é justamente para evitar isso que a ONG Eternamente SOU existe e resiste! Vamos colaborar? Ajudar? Compartilhar essa notícia? Fazer a diferença na vida dos nossos semelhantes?
Sobre a ONG Eternamente SOU
A ONG Eternamente SOU é uma ONG apartidária e sem fins lucrativos da cidade de São Paulo. Seu trabalho busca fazer com que a comunidade LGBT50+ viva um envelhecimento com autonomia, acolhimento e autoestima, sem precisar deixar de ser quem se é. Os trabalhos iniciaram em 2017 por meio de um coletivo de profissionais mobilizados pela necessidade de se pensar serviços e projetos de atendimento psicossocial específicos para população LGBT em processo de envelhecimento.
Até agora a ONG Eternamente SOU atuava apenas com parcerias e em espaços emprestados. Só que a necessidade cresceu: já atendemos, direta e indiretamente, 400 pessoas LGBT50+ e outros 1500 profissionais (aproximadamente) que atuam com idosos – por isso, precisamos inaugurar um espaço próprio e com urgência para dar continuidade adequada às atividades.
Mas que atividades? São elas:
1) Assistência social, psicológica e jurídica: Oferecimento de atendimento terapêutico contínuo, com psicólogos especializados em questões LGBT e também do envelhecimento, para que as pessoas possam elaborar melhor sobre seus desafios, identidades e desejos. Também oferecemos assessoria jurídica para que nossos beneficiados possam entender melhor seus direitos e lutar por eles.
2) Convivência, cultura e arte: Criação de experiências de convivência social e afeto entre pessoas LGBT com mais de 50 anos, como festas, programas de apadrinhamento, bailes, passeios, jantares, etc. O trabalho também envolve atividades culturais e artísticas, como oficinas de canto e coral, expressão corporal, aulas de instrumentos musicais, entre outras.
3) Educação, formação e qualificação: Desenvolvimento de cursos, seminários e rodas de conversa com foco em Velhices LGBT para profissionais que trabalham com pessoas idosas, em várias áreas – saúde, assistência social, educação, entre outros. O objetivo é capacitar esses profissionais para lidar com questões específicas de pessoas idosas que são LGBT.
A ONG Eternamente SOU é um pólo de esperança e voz para aqueles que resistiram por tanto tempo, e abriram o caminho para os direitos que a comunidade LGBT tem hoje. Em suas atividades muitas pessoas redescobrem o afeto, a amizade e o orgulho. A criação deste espaço é fundamental para garantir a continuidade de um trabalho tão importante.
Ajude agora mesmo a ONG Eternamente SOU, faça sua contribuição: http://benfeitoria.com/eternamentesou
Serviço:
ONG Eternamente Sou
Financiamento Coletivo para criar o primeiro Centro de Convivência e Referência para a população LGBT+ idosa ou em processo de envelhecimento
Link http://benfeitoria.com/eternamentesou
Para mais informações:
Rogério Pedro – [email protected] – +55 11 94783-8352
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.