4 estratégias de marketing digital para designers | Contei

Você é designer e quer fortalecer e ampliar sua presença online? Essas dicas vão te ajudar. Se você tem um empreendimento, sabe a importância de construir uma presença online, atrair o público certo na hora certa, conquistar clientes e manter seu público alvo engajado e interessado nos produtos ou serviços que você tem a oferecer. O conjunto de estratégias e ações utilizadas e experimentadas para fazer com que tudo isso seja possível é conhecido como Marketing Digital.

Neste texto, reunimos 4 estratégias de Marketing digital para você alavancar o seu negócio e conquistar o sucesso que deseja. Vamos conferir?

Vantagens de incorporar o marketing digital no seu negócio

Antes de mais nada, vamos apontar algumas das principais vantagens de adotar o Marketing digital em seu empreendimento. Veja:

⦁ Transmitir a mensagem de sua marca e estreitar a relação com o público-alvo;

⦁ A internet possibilita um alcance inimaginável, fazendo com que seus produtos e serviços cheguem nos mais diferentes lugares a atinjam os mais variados perfis de pessoas;

⦁ Você consegue acompanhar o resultado e a efetividade de suas ações em tempo real, e analisar o que está ou não funcionando para seu empreendimento;

⦁ Consegue reunir informações sobre seu cliente e estabelecer campanhas personalizadas de acordo com suas características e necessidades; ⦁ É barato e eficaz se comparado a estratégias de Marketing tradicional.

Vamos conhecer agora algumas das principais estratégias de Marketing digital.

Organização e planejamento

Organização e planejamento são sempre a base de qualquer negócio, e quando se trata de empregar estratégias de Marketing Digital não é diferente.

Estes são sempre os primeiros passos a serem dados por quem leva a sério o trabalho que desenvolve. É preciso estudar o cenário e sua área de atuação.

Se você se ocupa em desenvolver mockups, por exemplo, organizar e planejar diz respeito a entender o mercado para este tipo de produto digital, onde está o seu público, qual a melhor forma de se comunicar com ele, quais são as pessoas que mais compram seus trabalhos, etc.

Organização e planejamento tem a ver com estabelecer metas e objetivos palpáveis e dentro de sua realidade, e você consegue não apenas manter o controle sobre suas decisões, mas projetar ações mais efetivas e perceber os resultados.

Explore o potencial das redes sociais

Já sabemos o quanto as redes sociais são importantes para conquistar uma base de seguidores, engajar o público e gerar empatia e proximidade entre marcas e pessoas.

Em outras palavras, as redes sociais são os melhores canais de relacionamento que existem. Claro que você não precisa criar uma conta para cada rede social que aparece, se você é um designer que se dedica à ilustração, por exemplo, o Instagram ou o Behance podem ser muito funcionais para você.

Estratégia de marketing digital
Fonte: Freepik

Mantenha um site

Criar um site, mantê-lo atualizado e responsivo é uma ótima estratégia para vender, cultivar e fidelizar clientes. Dependendo do tipo de trabalho que você oferece como design, seu site pode servir como:

⦁ Portfólio; ⦁ Uma incubadora para outros trabalhos que você desenvolve;

⦁ Um local de comercialização de suas criações – loja virtual

 Usar técnicas de SEO (Otimização para Motores de Busca) nas descrições do site, imagens, URL, etc., é uma ótima estratégia para que você seja mais facilmente encontrado em buscadores como o Google e alcance posições mais favoráveis no ranking de pesquisa.

Marketing de conteúdo

O design é uma estratégia poderosa dentro do Marketing digital, e você, como designer, pode aproveitar todo esse potencial da melhor forma e com toda criatividade possível.

Além disso, criar um blog, com conteúdo relevantes e informativos, é perfeito para educar, atribuir valor a sua marca e autoridade para o trabalho que você desenvolve. Não importa em qual setor você atue, nem o tipo de negócio que mantém, qualquer pessoa, marca ou empresa pode se beneficiar das estratégias do Marketing digital.