O Whatsapp já se consolidou no mercado como um dos maiores e melhores aplicativos de troca de mensagens gratuito, tendo seus humildes 2 bilhões de usuários ativos.
Com tanto usuário 24 horas conectado na plataforma, fica difícil não pensar em como usar esse aplicativo para o seu negócio, seja ele qual for. Acredite, tem formas de utilizá-lo para o seu negócio, inclusive, um aplicativo exclusivo para empresas: WhatsApp Business.
Essas são algumas formas de usar o Whatsapp para o seu negócio. Confira!
O Whatsapp e algumas das suas vantagens
O marketing digital é conhecido como uma forma de divulgação e promoção de uma empresa ou pessoa e seus produtos e serviços oferecidos, sendo feito totalmente por mídias digitais e bem mais barato que o marketing tradicional.
O Whatsapp carrega uma vantagem ainda mais atrativa, é um aplicativo gratuito para pessoas físicas e jurídicas. Tudo que você vai precisar é de um número de celular. Recomendo que use números separados para sua vida pessoal e profissional.
Para o seu negócio, o melhor a fazer é utilizar a versão Business do aplicativo que contém funções exclusivas para o empreendedor que trará mais vantagens para o seu negócio.
No entanto, nada impede que você utilize o Whatsapp normal também. Lembrando que ambos são gratuitos.
1. Mensagens automatizadas e links
Feito o download e cadastro da versão Business do Whatsapp, vamos conhecer a primeira forma de utilizá-lo para o seu negócio. Começando pela automação.
Dentro do aplicativo é possível você configurar mensagens de saudação e ausência tendo liberdade para personalizá-las. Essa função vai ajudar seu cliente a saber quando seu negócio está aberto ou fechado.
É possível também configurar uma resposta rápida, para dúvidas mais comuns dos seus clientes. Na versão normal, você pode integrar o Whatsapp ao chatbot que é uma inteligência artificial que consegue lidar com o atendimento ao público.
Você pode direcionar seus clientes de sites, perfis sociais, e-mails ou outras plataformas direto para uma conversa no chat utilizando links que poderá gerar você mesmo dentro do aplicativo.
2. Catálogo
O catálogo contém seus produtos, serviços, preços e informações sobre eles. Crie, dentro do Whatsapp Business, uma vitrine virtual que estará sempre disponível para seus clientes 24 horas por dia e você poderá modificar quando quiser.
3. Para entregas
A impaciência é um problema e ter pessoas ligando toda hora para saber se seu pedido já foi despachado é bem complicado de lidar. Se o seu negócio lida com entregas delivery, é possível ativar a localização em tempo real que permite o cliente acompanhar o trajeto do seu pedido.
4. Status/stories
Todos já estamos habituados a utilizar essa função, para o seu negócio, é uma forma de aproximar seus clientes a você. Você pode publicar produtos, promoções, fazer vídeos dos trabalhos mais recentes, gravar o dia a dia e novidades em primeira mão.
Essa função está disponível em ambas as versões do Whatsapp e é muito utilizada. Também está disponível na rede social Instagram e pode gerar muito engajamento entre o público.