Por Redação.
Rosana Marques, diretora da marca Ouseuse se tornou referência como empreendedora no país
O Brasil está em sétimo lugar no ranking com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Elas já representam quase metade dos profissionais à frente dos negócios, somando 30 milhões (48%), entre micro e pequenas empresas. Esses são dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae – Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM).
A empresária Rosana Marques, 59, faz parte dessa estatística. Ela é CEO da marca Ouseuse, que está há quase 30 anos no mercado e já se tornou referência no país no segmento de moda íntima. A loja com sede em Juruaia, Minas Gerais, vem ganhando força e notoriedade no país e no mundo, tendo as peças da marca vendidas em mais de 10 países.
“Acredito que o empreendedor nasce. Quando existe a vontade de servir e ser solução com ação , visão e coragem, tudo acontece”. – Rosana Marques.
Na pandemia, essas empreendedoras se mostraram muito capazes, resilientes e perseverantes. Elas conseguiram “segurar as pontas” e driblar os desafios que milhares de empreendedores passaram nesses últimos anos. Além disso, o papel da mulher de negócios ultrapassa a ideia de dirigir somente a carreira, elas têm que conciliar família, tarefas domésticas e vida social. “Mulher, até que prova que é capaz, passa por vários obstáculos. Mas hoje em Juruaia a mulher é protagonista da economia então existe um crédito e espaço muito grande para a mulher”, conclui Rosana.
Vale lembrar que a diretora da Ouseuse, entre 50 nomes ,foi a única brasileira indicada , pela sua história de transformar uma comunidade. E ficou entre as cinco finalistas do mundo, do Prêmio Empretec Women in Business Awards 2018, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), recebendo o prêmio Potencial de Exportação.
Hoje em dia as mulheres têm ocupado postos poderosíssimos em lugares que eram dominados predominantemente por homens: tribunais superiores, nos ministérios, no topo de grandes empresas, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta. Não há dúvidas de que nos últimos anos a mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho e empreendendo com excelência.
“Ainda vejo muito espaço dado primeiro aos homens dentro do empreendedorismo. E de verdade penso assim – que burrice – Vai atrasar o processo!!! Seria mais inteligente reconhecer e ter mulher em corporações de todos níveis”. – Rosana Marques
E pensando justamente nas mulheres, a Ouseuse é reconhecida também por apoiar e abraçar projetos sociais voltada para elas. O “Amigas do Peito”, por exemplo, há mais de 10 anos doa sutiãs especiais para mulheres carentes que tiveram que passar pela mastectomia. Essas peças possuem uma modelagem especial, com uma abertura lateral para receber uma prótese mamária.