Ana Paula Freitas, CEO da Emporium da Beleza, compartilha sua jornada de sucesso
Conhecida como “rainha da estética avançada”, empreendedora abriu negócio com R$ 50 mil e hoje fatura R$ 80 milhões. Ana Paula Ferro largou o emprego de bancária e criou rede de clínicas de estética popular com mais de 100 unidades. Saiba mais.
Quase metade dos pequenos negócios no Brasil são hoje liderados por mulheres, segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). Esse é o retrato do empreendedorismo feminino no país, com empresas criadas ou idealizadas por mulheres.
Formada em Administração, Ana Paula Freitas Ferro se tornou referência no Brasil, dentro da indústria de estética. Com mais de 300 mil seguidores em suas redes sociais, a empresária se destaca e compartilha:
“Venho de uma infância incomum, com constantes mudanças de cidade e por isso, precisei me readaptar diversas vezes. Também precisei coragem para abrir mão de um excelente cargo após minha formação, para arriscar abrir meu próprio negócio, mesmo que na época com poucos recursos e apoio.”
O grupo Emporium da Beleza promove a democratização da estética avançada no Brasil. Em 16 anos, já realizou mais de 3 milhões de atendimentos e destaca-se por ser 6 em 1: facial, corporal, depilação a laser, emagrecimento, nutri & dermocosméticos e e-commerce.
Para abertura da primeira unidade em Curitiba (PR) foram investidos 50 mil reais (equivalentes a cerca de 126 mil reais na correção pelo índice IPCA). Mas o retorno de vendas garantiu a abertura da segunda unidade em São José dos Pinhais em 2009.
“Mesmo trabalhando formalmente anos depois como bancária, sempre nutri a vontade de ter meu próprio negócio e alinhado com a ideia de democratizar a beleza, iniciei minha jornada como empresária, abrindo minha primeira empresa, em um ambiente pequeno e com poucos recursos até então. Assim, com o sucesso da ideia, fui expandindo aos poucos até chegar ao ponto de precisar franquear.”
Dentre os planos para o futuro, Ana Paula compartilha que a família é sua maior prioridade. Como empreendedora, pretende manter o foco de expansão da rede Emporium da Beleza no âmbito internacional. Diante de tamanha evolução, surgiram propostas para compra e participação da Emporium da Beleza, que antes, era uma concepção 100% familiar.
Para quem deseja seguir o mesmo caminho:
“Seguir em frente sem medo, acreditando na sua capacidade e sem desviar do foco. É importante saber diferenciar opiniões construtivas de críticas que são destruidoras. Muitas vezes, é preciso ter o feeling de perceber que muita gente não quer te ver chegar lá. Acredite em você.”
Quando uma mulher empreende, enfrenta desafios externos, mas também lida com dilemas emocionais, já que existe um sistema que oprime e silencia a livre expressão criativa de mulheres há muito tempo. Ana Paula não se abala.
Para ela, gerar empregos e contribuir para a saúde mental e autoestima, principalmente de mulheres, é gratificante o suficiente para nutrir sua vontade de continuar em frente.
Seja um franqueado:
A “Emporium da Beleza” tem franquias a partir de 190 mil reais. Uma franquia é mais vantajosa quando se trata de diminuir riscos, o negócio próprio passa por vários desafios e dificuldades no começo. Contudo, quando você abre uma franquia, conta com anos de experiência de uma marca consolidada no mercado. Hoje, já são mais de 100 unidades em funcionamento.
Para acompanhar: