Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho atua há 15 anos nos Estados Unidos
Em 2022, os Serviços de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT) completaram 50 anos. A área, considerada ainda recente no país, é responsável por garantir um ambiente de trabalho mais seguro aos colaboradores, além de prevenir doenças ocupacionais. O brasileiro Rony Jabour, especialista em Saúde e Segurança do Trabalho com mais de 15 anos de experiência no setor, acredita que a data precisa ser celebrada: “Eu gostaria de parabenizar o Brasil pelos 50 anos de SESMT. Nos últimos 50 anos a gente tem visto que o Brasil tem evoluído bastante nessa área. Ainda há muito a evoluir, como em qualquer lugar do mundo, mas vemos que houve um grande aprendizado com os acontecimentos do passado, que se refletem nas mudanças que estão sendo feitas no presente, para adequação às novas configurações do mundo do trabalho e uso das inovações para o combate às doenças e mortes nos ambientes de trabalho, principalmente com as novas tecnologias e ferramentas digitais. Ver o envolvimento do poder público e demais instituições da área em prol do desenvolvimento do setor é motivo de grande orgulho” – relata o especialista.
Apesar de todo o desenvolvimento, Rony revela que é preciso que pessoas e empresas se conscientizem cada vez mais de que segurança do trabalho não é apenas equipamento de proteção individual, ela vai muito além disso, é sobre a vida do trabalhador. “Muitas empresas ainda relutam com a Segurança do Trabalho porque acham que isso é uma despesa, e não entendem que na verdade é um investimento. Temos um estudo do Ministério do Trabalho dos Estados Unidos que mostra que a cada 1 dólar investido em segurança do trabalho, o retorno é de 4 a 6 vezes mais” – destaca. Aqui no Brasil, entre 2012 e 2017, 14.412 mortes acidentárias foram notificadas. No mesmo período, a Previdência Social gastou R$66.534.254.002,00 com benefícios acidentários.
Atualmente, existem mais de 430 mil técnicos de segurança do trabalho formados no Brasil. É um mercado que está em crescimento no país. No comparativo entre os meses de julho de 2021 e junho de 2022, houve um aumento de 13.4% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho para profissionais do setor, de acordo com levantamento estatístico do portal Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Rony Jabour é um dos principais professores de segurança do trabalho dos Estados Unidos. Ele é o fundador e diretor educacional da United Safety Net, escola especializada em treinamentos de segurança ocupacional que já capacitou mais de 20 mil trabalhadores. Para quem acaba de chegar ao mercado, ele dá uma dica: “Não parem de estudar, busquem estar sempre se atualizando. Primeiro porque as leis estão sempre sendo atualizadas, e também porque há sempre novos detalhes a serem aprendidos e reforçados” – finaliza.