Busca por aparência mais jovem motiva procura por procedimentos estéticos; saiba o que diz especialista
O tempo pode ser implacável com a saúde, e a pele é um dos primeiros órgãos a sofrer com isso, em especial a pele da face. Flacidez e as linhas de expressão, quando não minimizadas com tratamentos estéticos, só são corrigidas com cirurgia plástica.
E diante de tantas novidades que rodeiam o universo da estética, torna-se difícil acompanhar a corrida tecnológica em prol da perpetuação da beleza. Mas já imaginou entrar em uma sala de cirurgia e, instantes depois, sair alguns anos mais jovem? Pode soar impossível, mas já existe procedimentos no mercado com essa promessa, como o lifting facial.
Denominada pelos médicos de ritidoplastia, o lifting facial tem como principal objetivo melhorar a flacidez, diminuir rugas e trazer de volta o volume perdido com o passar dos anos.
A técnica, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ocupa a nona posição no ranking de procedimentos de maior procura no País, tendo sido realizadas em 2016, mais de 48 mil procedimentos de face lifting no Brasil.
Segundo o cirurgião plástico, João Menezes, especialista em cirurgias plásticas no Vale do Paraíba, a procura maior em seu consultório é em relação a flacidez e volumetria. “As pessoas querem levantar a face, acabar com a flacidez e aumentar a volumetria, porque quando se perde isso, a pessoa fica flácida também”.
O lifting facial pode ser feito em três partes distintas do rosto, sendo elas:
Sobrancelha e testa (terço superior); Bochechas (terço médio); Pescoço e papadas (terço inferior).
A grande parcela dos pacientes submetidos a cirurgia de rejuvenescimento facial, a fazem combinando as três regiões mencionadas. Assim o efeito lifting e rejuvenescedor é mais nítido e duradouro.
Em entrevista ao programa Saúde e Você no último domingo (05), o especialista em cirurgia plástica explica que o procedimento final fica com um aspecto totalmente natural.
“Eu reponho a musculatura que caiu, reponho a pele que caiu, deixando natural, sem parecer que o paciente passou por uma cirurgia plástica, ou seja, rejuvenesce de verdade e com aspecto bem natural”. Afirma o dr. João Menezes
Apesar de ser um procedimento que não tenha limite de idade e que qualquer pessoa possa fazer, o especialista alerta que é preciso ter uma satisfação pessoal do paciente para realizar o procedimento e não para satisfazer o desejo de outras.
“O paciente precisa entender que ele deve operar para ele mesmo, para o seu próprio bem-estar e não para agradar uma outra pessoa. Se a intenção for agradar outra pessoa, com certeza esse paciente nunca estará satisfeito”. Conta
Sobre o pós-operatório o médico aponta que é um processo simples mas que requer alguns cuidados. “Fazemos a cirurgia num dia, no outro já retiramos a faixa e a recomendação maior é não tomar sol, o paciente deve ficar por pelo menos 3 meses sem tomar sol na região da cirurgia. Também na hora de dormir usar travesseiros um pouco altos por conta do inchaço, se for nas pálpebras usar um pouco de gelo para diminuir o inchaço, lembrando que é caso a caso, cada paciente reage de um jeito”. Informa o médico.
Para assistir a entrevista completa acesse o canal do Saúde e Você no YouTube! E para acompanhar o programa pela Tv, é todos os domingos pela Tv Band Vale.
*Por Jairo Rodrigues