O radiador do carro é um dos componentes do sistema de arrefecimento. Problemas nessa parte do veículo podem levar o motor e outras peças a derreterem e até causar incêndios.
Confira como descobrir se há algum problema na peça de resfriamento do seu carro e como resolver cada tipo de mau-funcionamento.
Qual a função do radiador do carro?
O radiador do carro é uma peça que fica na frente do motor e que, em conjunto com os outros componentes do sistema de arrefecimento, serve para evitar que as peças ao redor se derretam.
Dentro desse sistema, a função do radiador é captar o calor do motor através do líquido de arrefecimento e resfriá-lo. Funciona assim:
- Os cilindros de alumínio presentes no radiador se abrem quando o carro aquece demais;
- O líquido de arrefecimento, uma mistura de água desmineralizada e aditivo para radiador, entra nos cilindros;
- O radiador, com ajuda das ventoinhas, resfria o líquido de arrefecimento;
- Os cilindros se abrem e permitem a saída do líquido.
Como saber se o radiador do carro está com problemas
Como problemas no radiador podem colocar em risco não apenas o carro, mas o motorista também, é preciso estar sempre atento às mudanças no seu funcionamento. Os principais sinais de mau-funcionamento no sistema de esfriamento do carro estão listados abaixo.
Temperatura do automóvel
O ideal é que o radiador do carro mantenha o motor em uma temperatura entre 80ºC a 100º C. Você pode checar se o veículo está superaquecendo no painel central, onde está localizado um símbolo de um termômetro em cima de um líquido.
Nível da água
O líquido na peça de esfriamento do carro deve manter o nível de 200 ml. Menos do que isso não é suficiente para resfriar o motor. Geralmente tem uma marca indicando “max”, ou seja, máximo, no próprio radiador.
Você pode checar se o líquido está chegando até essa indicação e, caso não esteja, completar de acordo com a mistura de líquido de arrefecimento recomendada pelo manual do seu carro.
Caso o nível esteja abaixo do ideal, pode ser sinal de que há furos no radiador do carro. Neste caso, é necessário ir a um mecânico para que ele conserte o problema com um selante comercial.
Cor do líquido
Normalmente os aditivos para radiador recebem corantes nas cores verde, azul, rosa, amarelo e vermelho. Essa coloração não interfere em nada no funcionamento do carro.
Contudo, se o líquido mudou de cor após ser utilizado no carro, é sinal que algo está errado. Um indício comum de que há ferrugem nos cilindros do radiador é a mudança do líquido de arrefecimento para marrom.
A ferrugem é ocasionada por não trocar o aditivo no tempo correto ou utilizar somente água no sistema de arrefecimento. O perigo disso é obstruir as mangueiras do sistema de arrefecimento e impossibilitar que ele resfrie o motor.
Se isso acontecer, você deve levar o carro a uma oficina para que o mecânico realize a limpeza do radiador.
Ventoinha fica muito tempo ligada
A ventoinha deve ser acionada apenas nos momentos em que o motor do carro atinge uma temperatura mais alta, resfriando o líquido que passa para o radiador. Se você escuta ela ligada o tempo todo, pode ser que o carro não esteja esfriando.
Quando devo trocar o líquido do radiador?
Quando o carro já está apresentando problemas, o ideal é levá-lo ao mecânico para evitar correr quaisquer riscos. Antes disso, a troca do líquido de arrefecimento do radiador pode prevenir o superaquecimento e evitar que a peça tenha que ser trocada no futuro.
Deve-se colocar um novo líquido a cada dois anos ou antes, se o carro completar 30 mil quilômetros rodados. Na hora de trocar o líquido de arrefecimento, lembre-se de que:
- A água deve ser desmineralizada;
- O uso de aditivo para radiador é obrigatório, pois ele impede o enferrujamento do motor em contato com a água e faz com que o líquido esfrie mais rápido;
- Cada carro exige uma proporção diferente de água e aditivo, por isso leia o manual do automóvel;
- O tipo de aditivo também será especificado pelo manual.
E, novamente, não se esqueça de que a manutenção e o conserto do carro não são apenas uma questão de economia futura de dinheiro, mas servem para manter a sua segurança e a da sua família. Compartilhe esse conteúdo para ajudar mais pessoas.