Guilherme Costa: Apesar da rotina intensa, cirurgião-dentista decide dedicar-se ao seu amor pela gastronomia e fotografia
Após alguns anos com essa paixão adormecida, Guilherme resolveu dar vida ao antigo sonho
Quem nunca olhou para trás e se deu conta de que abriu mão da realização de alguns sonhos? Seja pela rotina corrida, falta de apoio ou até mesmo de motivação, muitas vezes deixamos de lado aspirações que poderiam ter se concretizado.
Percebendo que também estava seguindo esse fluxo, o dentista Guilherme Costa (@amesadogui) decidiu que era hora de parar, refletir e, se preciso, nadar contra a corrente.
Profissional dedicado à odontologia há mais de 12 anos, Guilherme se viu imerso em uma rotina de trabalho tão intensa que, quando se deu conta, parte da sua essência havia se perdido pelo caminho. “Há muitos anos eu comento com meus amigos que tenho o sonho de trabalhar mais com alimentação. Como amo café penso em um dia ter uma cafeteria onde também possa servir alguns pratos e comidinhas que trago da minha memória afetiva. Mas percebi que devido a correria do dia-a-dia já tinha uns dois anos que ao menos eu me lembrava desse desejo pessoal. Aí entendi como estava esquecendo de olhar um pouco mais para mim e para as coisas que me dão prazer e geram realização”
Com auxílio de terapia, conselhos de pessoas que confia e muita reflexão, ele entendeu que precisava se reconectar a essa essência, onde a gastronomia e a fotografia sempre tiveram um espaço de destaque.
Observando sua caminhada, o dentista relata que a correria diária e a consequente falta de tempo foram fatores cruciais que o distanciaram dos sonhos antigos. E, mais do que isso, o levaram à fadiga física e mental. “Por trabalhar muito, eu tive episódios em que estava me sentindo extremamente cansado, a ponto da minha própria saúde chegar a dar sinais de que eu não estava bem, observei que estava ficando resfriado com mais frequência, aumento de dores nas costas, mais vontade de descansar e menos de se distrair e divertir”.
Inspirando outros sonhos
Desde cedo encantado pela gastronomia e fotografia, Guilherme viu a oportunidade de juntar esse amor em um só lugar, seu perfil no Instagram. “Entendi que esse seria um começo de mostrar mais as pessoas aquilo que sempre gostei de fazer. Sempre tive o hábito de fazer fotos dos pratos que cozinhava, das xicaras de café nas cafeterias que visitava. Então enquanto ainda não posso ter um espaço físico e o tempo também é pouco, as redes sociais são a ferramenta para mostrar esse meu lado”.
Assumindo o compromisso de dedicar mais tempo ao que realmente gosta de fazer, hoje, ele compartilha sua arte com seguidores e almeja inspirar os outros a fazerem o mesmo: “A minha correria não diminuiu, mas aumentou a minha vontade de me dedicar ao que eu amo e que estava adormecido. Sinceramente, desejo que outras pessoas se inspirem a fazer o mesmo”, finaliza.
Para acompanhar a jornada gastronômica de Guilherme Costa, acesse o seu perfil nas redes sociais: Instagram e TikTok.