Rodrigo Dourado, diretor artístico do reality, fala sobre as principais propostas da 24ª temporada: “No ‘Big Brother Brasil’ o público sempre foi soberano. São os espectadores que tomam as decisões sobre quem segue ou não no jogo e que alimentam a conversa fora do confinamento durante toda a temporada. Pensando nisso, desta vez, quisemos trabalhar em duas frentes. A primeira, voltada a deixar o jogo mais surpreendente para quem está jogando e, também, para quem assiste. A segunda trata justamente da interação com o público durante o game, para além dos paredões, com a chegada de novos recursos que expandem a atuação de quem está acompanhando tudo de casa”.
No ‘BBB 24’, as novidades passam pela adoção do sistema misto de votação. O público tem direito a votar de duas formas diferentes, ambas pelo gshow (https://gshow.globo.com/). A primeira é o “Voto da Torcida” e funciona da mesma maneira que a votação das últimas edições: o usuário faz o login com sua conta Globo, à qual tem acesso por meio de um cadastro simples e gratuito, e pode votar quantas vezes quiser. A segunda opção de votação é o “Voto Único”, na qual o usuário deve informar seu CPF e pode votar uma única vez por paredão. Cada modelo de votação tem o peso de 50% e o resultado final é a média ponderada dos dois formatos.
A competição também é dividida em duas fases com diferentes objetivos para a votação. Na primeira etapa do programa, os fãs votam em quem desejam que permaneça na casa e o eliminado é o participante menos votado. Já na segunda fase, a votação é para eliminar um jogador, e o eliminado é o mais votado. O Big Boss é quem decide quando se encerra a primeira etapa e começa a segunda.
Mas, se tem uma coisa que não muda nesta edição é o apresentador: Tadeu Schmidt chega ao seu terceiro ano à frente do BBB, e comemora: “A expectativa está boa demais. Temos mudanças bem importantes no ‘BBB 24’, desde os participantes até a dinâmica. Não tem como não ter uma expectativa enorme em qualquer BBB. E eu acho que o 24 vai ser especial”.
O apresentador também conta como tem sido a experiência de trabalhar no reality ao longo dos últimos anos: “Estou vivendo um período incrível da vida e da profissão. O BBB é um dos maiores realities do mundo. Eu sou o cara que conversa com esses jogadores, que acompanha aquelas pessoas em busca de um prêmio milionário. O Brasil inteiro está vendo, está todo mundo torcendo, envolvido, e eu estou no meio disso tudo, conduzindo essa história”. E acrescenta: “Para mim, isso é um privilégio, uma honra e uma delícia. Eu acho o maior barato chegar aos Estúdios Globo, ir para a área onde a gente faz o BBB e ver todas aquelas imagens acontecendo, o desenrolar dos fatos; ir até a casa, ver a prova sendo montada, ver a festa… tudo isso é tão legal, que só posso dizer que estou curtindo muito”.
O ‘BBB 24’ tem apresentação de Tadeu Schmidt, produção de Mariana Mónaco, direção artística de Rodrigo Dourado e direção de gênero de Boninho.
A fabulosa casa do ‘BBB 24’
Dezenas de câmeras voltadas para um só lugar e milhões de espectadores acompanhando diariamente as histórias que surgem ali – não à toa se trata da casa mais vigiada do país. Assunto de muita conversa durante os primeiros meses do ano, a residência dos brothers e sisters do BBB chega repaginada para sua 24ª temporada, trazendo, desta vez, a inspiração dos contos e de icônicas histórias de ficção. Uma pitada de magia em cada cômodo dá ainda mais graça aos ambientes e permite que ali se misturem realidade e fantasia durante 100 dias de programa.
A sala
Palco de decisões importantes, a sala da casa do ‘BBB 24’ é uma grande biblioteca de castelo. E para quem diz que o tempo passa de forma diferente dentro do confinamento, nada melhor que um relógio instalado na parede. Além de girar descompassado e não mostrar a passagem convencional das horas, ele é na verdade o temido botão da desistência. Será que vai ser acionado?
O banheiro
Vem no clima poço dos desejos. O ambiente conta com o clássico balde que, em épocas e lugares remotos, servia para puxar a água. Mas é apenas uma brincadeira: o chuveiro quente está garantido, embora o uso da água deva ser consciente para não se tornar escasso – e acabar colocando todo mundo no “Tá com nada”.
O confessionário
Nada melhor do que representar esse ambiente reservado da “casa fantástica do BBB” como um jardim de inverno mágico, a partir do qual se abre um portal inesperado levando-os a outra dimensão. Uma poltrona clássica em tons de cinza e dourado e com um grande espaldar remete a um trono e é o assento preparado para os momentos de desabafo, voto, justificativa e jogo de cada um dos brothers e sisters do ‘BBB 24’. Molduras douradas pendem pelas folhagens das paredes compondo uma mistura fantasiosa no ambiente onde os limites entre o confinamento e o mundo exterior mais se aproximam.
As cozinhas
As cozinhas de quem está Xepa ou no Vip da semana seguem separadas. Na Xepa temos um ambiente com ares de taberna medieval, com direito elementos rústicos em tons de marrom e mesa de madeira com bancos retangulares para acomodar os integrantes do grupo menos privilegiado de cada semana. Já na cozinha Vip, a modernidade e o conforto se fazem presentes sem deixar a magia de lado, já que as cores e as ilusões de ótica das estampas são o ponto alto do ambiente. A brincadeira continua na louça disponível para os integrantes do grupo mais privilegiado, que tem traços de inspiração nos divertidos objetos animados de Alice no País das Maravilhas.
Os quartos
Como o público bem sabe, os quartos da casa do ‘Big Brother Brasil’ abrigam mais que camas confortáveis. Ali também acontecem articulações importantes do jogo, e a divisão de quem dorme onde já se deu por afinidade com a decoração, por proximidade no jogo, por discrepância na convivência, para facilitar os segredos de aliança e segundo outros critérios que só os confinados são capazes de explicar. Mas e se, em vez de três quartos na casa, fossem quatro?
No ‘BBB 24’, o segundo andar da casa abriga esta surpresinha para os participantes: ao lado do quarto do líder há mais um cômodo. O ambiente mistura referências mágicas e astronômicas. A decoração tem ares inventivos, com predominância dos tons de roxo e azul e elementos em dourado, como estrelas e planetas; é como se um alquimista residisse por ali.
No quarto do líder, um espaço confortável está pronto para os futuros anfitriões. Acompanhando o tema fantástico da nova casa, o ambiente usa o ilusionismo em preto e branco como recurso estético, combinado com múltiplas cores em objetos, nas paredes e na roupa de cama para completar a decoração. Formas geométricas no mobiliário e nos adereços deixam o cantinho do líder ainda mais divertido.
Já no andar de baixo, os dois quartos recebem características opostas no universo dos contos e histórias clássicas. Enquanto um traz ligação com elementos da terra, como árvores e raízes, o outro reflete o elemento ar, apresentando um mundo colorido. No primeiro quarto, predominam as cores verde e marrom e o espaço parece uma casa na árvore, com direito a referências a troncos nos móveis e presença de cogumelos e bichos da terra na decoração, onde imagina-se uma habitação perfeita para gnomos – se eles existissem. Já o segundo carrega a resplandescência das fadas. Paredes e chão decorados em tons pastéis de lilás e rosa compõem um enorme céu e dão a sensação de voar acima das nuvens. Borboletas, libélulas e outros insetos voadores aparecem espalhados pelo espaço, e o cômodo também tem sua árvore, mas o tronco é branco, com purpurina, flores e folhas coloridas.
A área externa
A área externa da casa do BBB traz o respiro de que precisam os participantes confinados. Com a cenografia de uma floresta encantada, acompanhando a magia da casa da edição 24, o ambiente, desta vez, é dividido em duas partes: a visão diurna e o lado noturno de uma floresta. A parte mais solar e colorida – aquela que dá acesso ao interior da casa – traz a ludicidade dos animais diurnos. Já na parte noturna – lado onde fica a porta de eliminação – as árvores ganham feições e predominam morcegos e corujas na natureza sombria.
A academia
Em meio a este cenário de castelo encantado, uma espécie de masmorra com janelas gradeadas se abre ao chegar à academia. Com decoração composta por paredes de pedras e preenchida por tocheiros, escudos e troféus de guerra, ela é o lugar perfeito para exercitar a força do corpo e da mente. Além dos equipamentos de preparação física, o espaço também oferece o clássico painel contendo ímãs dos concorrentes ao prêmio milionário e outros emojis que auxiliam os competidores a criarem estratégias para o jogo.
formação de paredão.
entram no confessionário com a quantidade de estalecas que tiverem acumulado, mas veem o valor mudar de forma imprevisível. Primeiro, eles participam de um jogo rápido de sorte, cujo resultado pode ser o acréscimo ou a
retirada de estalecas. Somente depois disso, cientes do novo saldo, eles podem decidir se querem participar do leilão do ‘Poder Curinga’. Assim como já acontece, o resultado do ganhador do card com o poder surpresa da semana é
revelado após a passagem de todos pelo confessionário, e arrematado por quem tiver dado o maior lance de estalecas. Haja conta e raciocínio rápido para fazer a melhor jogada!
participar pela primeira vez como integrante de um programa consolidado e querido pelos brasileiros”, destaca.
A apresentadora é a responsável por conduzir a conversa com o recém-eliminado e ter as suas primeiras impressões do jogo do lado de fora da casa, além de mostrar e comentar com ele cenas marcantes de sua passagem pelo BBB. Dinâmicas interativas entre os fãs e o participante que deixou a disputa também estão no escopo da atração. Os flashes diários na TV Globo e no Multishow, que mostram a opinião do público nas ruas e atualizam os espectadores sobre a edição ao vivo, serão apresentados por Mari Gonzalez e Micheli Machado. A participante do ‘BBB 20’, apresentadora e influenciadora digital volta ao elenco do reality na nova função e está pronta para começar os trabalhos do lado de fora da casa. Dividindo a missão com Mari, Micheli, que é atriz, comediante, apresentadora e radialista, faz sua estreia no BBB depois de uma longa trajetória na TV, tendo passado pelas novelas ‘Todas as Flores’ e ‘Quanto Mais Vida, Melhor’.
“Historicamente, o BBB é um projeto digital multiplataforma. Das votações no Gshow à #RedeBBB, nós criamos a cada edição novas formas para o público se engajar com o programa. Neste ano, vamos oferecer um espaço único para amplificar as conversas que acontecem em torno do jogo num formato que o brasileiro ama: o mesacast”, diz Boninho, diretor de gênero Variedades e Realities da Globo.
O programa será transmitido de domingo a domingo, das 19h30 às 21h30. Ele abordará os temas mais quentes da competição e seus apresentadores receberão convidados especiais para debater o jogo e acompanhar os acontecimentos da casa em tempo real.
“Em 2023, reforçamos nossa atuação no mundo dos videocasts com nove grandes lançamentos que incluíram desde conteúdos originais a programas desenhados em parceria com marcas. A chegada do BBB ao formato coroa uma estratégia de sucesso que visa oferecer aos consumidores e a nossos parceiros comerciais novas formas de conexão e engajamento com o reality show mais popular do país”, diz Eliseu Barreira Junior, head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais & Canais Pagos da Globo.
Além de atrair audiências em diferentes ambientes e criar um novo ponto de contato na jornada dos consumidores do reality show, o ‘Mesacast BBB’ será um espaço para as marcas se aproximarem dos fãs do programa por meio de ações de marketing de influência. O projeto prevê entregas comerciais em vídeo e também possibilidade de ações de branded content com repercussão nas plataformas da Globo, perfis do BBB e dos talentos nas redes sociais, explorando o robusto ecossistema da empresa.
que o público não fique de fora de nenhuma articulação ou conversa importante sobre a formação do paredão. Os assinantes da plataforma ainda poderão acompanhar quatro resumos dos últimos acontecimentos da casa pelo ClickBBB ao longo do dia (às 7h, 11h, 15h e 19h).
pacote Globoplay + Canais.
muito mais.