“Colorir os cabelos é uma arte, mas também é responsabilidade, pois influencia na autoestima das pessoas.
É um trabalho para o profissional que sabe o que está fazendo, pois qualquer erro pode ocasionar a perda de muitos clientes. A colorimetria rege as regras da boa coloração: é uma ciência que vai fundo no estudo das cores, analisa sua composição e suas combinações. Um bom colorista sabe identificar a cor que está nos fios, o que precisa ser melhorado para que ela ganhe brilho e luz ou quais os recursos necessários para se conseguir uma nova tonalidade.” Explica Simone Oliveira
O desejo de nove entre dez mulheres é mudar o visual, porém o upgrade final é a mudança da cor dos cabelos Dessa maneira, para ser um bom colorista não são necessários apenas bons produtos e equipamentos, mas também aprimoramento dos conhecimentos com muita atenção e dedicação.
Por isso, o cabeleireiro deve se tornar o consultor dos seus clientes, gerando credibilidade suficiente para conquistar a confiança dos mesmos e deixá-los satisfeitos com o visual.
Um bom trabalho, além dessas vantagens, propicia o aumento de clientes que são atingidos pela famosa
“propaganda boca a boca”.
O bom colorista é aquele que:
Realmente sabe analisar um cabelo
“antes” de iniciar o processo, pois o bom resultado depende do bom estado do fio.
- Sabe que para fazer um bom trabalho é preciso: ( 1- Diagnóstico, 2-Produto e 3-Aplicação). E que ele é responsável por esses três itens e não adianta culpar o produto quando algo sai errado (o produto não pensa, apenas age).
- Sabe que no processo de coloração o oxidante é responsável pela liberação de oxigênio e é o motor principal para que tudo funcione perfeitamente, não podendo utilizar os de baixa qualidade e os que não são estabilizados.
Se preocupa com a cor, mas também com o estado de saúde do fio, e por isso só usa colorantes, oxidantes e descolorantes profissionais e que contenham proteínas.
- Se especializa em descoloração, pois o profissional que não domina esta técnica não conseguirá clarear os cabelos coloridos a não ser através de mechas.
Sabe ser enfático ao indicar uma perfeita linha profissional de manutenção capilar (shampoo, condicionador e leave-in) e hidratações periódicas no salão para manter o resultado do trabalho.
Simone Oliveira é colorista especialista em mechas
Para acompanhá-la sigam em suas redes sociais