É possível acelerar a contemplação de um consórcio? Veja o que diz especialista
O consórcio tem se tornado a escolha preferida de muitos brasileiros, especialmente em tempos de altas taxas de juros
Para quem adere ao consórcio, o momento da contemplação é muito aguardado, pois é a partir daí que você recebe a carta de crédito e pode enfim realizar a aquisição do seu carro novo, da casa nova, ou ate mesmo aquela viagem que planejou para a família. Mas você pode estar se perguntando: quais são os critérios para a contemplação no consórcio?
Primeiro, é fundamental estar de acordo com todas as regras do seu consórcio. Por isso, destacamos a importância de uma administradora de consórcio confiável, que lhe esclarecerá todos os pontos envolvidos durante a operação do consórcio, como é o caso da Prefiro Consórcio, uma corretora 100% digital de consórcio, que já contemplou e contempla milhares de pessoas.
Além dos sorteios, outra maneira de você conquistar a tão sonhada contemplação é através de lances ofertados. O lance é uma oferta que você faz para antecipar a sua compra e garantir sua carta de crédito antes do sorteio. Neste caso, o consorciado pode ofertar um valor de lance com recursos próprios ou utilizar uma parte do valor da própria carta de crédito para dar um lance embutido.
Portanto, quem oferecer o maior lance durante uma assembleia, em regra, será contemplado. Essa é uma estratégia muito interessante para quem deseja adquirir o veículo mais rapidamente, mas também requer certo planejamento e disponibilidade financeira.
Outra opção é utilizar parte do valor do próprio crédito para dar um lance embutido. Essa estratégia pode ser uma alternativa para quem não dispõe de valores adicionais para ofertar como lance.
Mas afinal, é possível acelerar a contemplação do consórcio? O CEO e Fundador da Prefiro Consórcio, Danilo Silva, especialista em compra planejada, explica que existem estratégias que podem ser utilizadas para acelerar a contemplação.
“Hoje temos alguns caminhos como as modalidades de pagamento, que são proporcionadas pelos grupos aos seus consorciados, seja através de parcelamento de lance, a utilização do lance embutido da carta ou até mesmo através da utilização do FGTS, ou seja, são formas de você utilizar sem necessariamente ter o dinheiro à vista para poder pagar o lance”, comenta Dan Silva.
Além disso, o especialista apontou também a possibilidade da escolha de grupos que proporcionem uma maior chance de contemplação.
“São grupos estratégicos onde a pessoa terá maiores probabilidades de sorteio, que normalmente são grupos já em andamento que tem um volume grande de contemplação mensal e também a escolha de grupos menores onde você terá menos competição e um volume menor de consorciado dentro desse grupo”, pontuou.
É muito comum se ouvir falar no consórcio como forma de adquirir bens, mas ele também pode ser visto como investimento? Para o CEO da Prefiro Consórcio, Dan Silva, o consórcio em si não é um investimento, e sim uma linha de crédito que pode ser utilizada como investimento.
“O consórcio é a linha de crédito mais barata do Brasil, e a forma como você utiliza esse produto, na sua particularidade é que de fato vai determinar e tornar o consórcio um investimento, ou seja, o consórcio não é um investimento, mas pode ser utilizado como investimento, inclusive para geração de lucro e rentabilidade”.
O empresário destacou ainda a importância do consorciado manter os pagamentos das mensalidades em dia.
“Atrasar a parcela do consórcio vai prejudicar não apenas o consorciado, que vai estar fora da assembleia, como também prejudica todo o grupo, porque isso pode causar uma menor arrecadação e afetar o andamento, por isso é importante que a Administradora tenha boa gestão da carteira de clientes, inclusive dos inadimplentes”.
Para conhecer um pouco mais sobre a Prefiro Consórcio e fazer uma simulação acesse o site: https://www.prefiroconsorcio.com.br/ ou siga nas redes sociais: @prefiroconsorcio