Passo a passo para Mulheres com Endometriose Realizarem o Sonho da Maternidade na visão da Dra. Alessandra Evangelista
A endometriose é uma condição que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, e quase metade dessas pacientes enfrentam dificuldades relacionadas à infertilidade.A Dra Alessandra , traz orientações essenciais para que mulheres com endometriose possam alcançar o sonho da maternidade, mesmo diante dos desafios impostos pela doença.
“A endometriose pode causar distorção na anatomia dos órgãos reprodutivos, obstruindo as trompas e causando aderências que alteram a posição do útero e dos ovários”, explica a Dra. Alessandra. Além dessas complicações físicas, a doença também provoca a produção de substâncias inflamatórias que afetam negativamente todo o processo reprodutivo, desde a liberação do óvulo até a implantação do embrião. “Esses fatores podem reduzir as chances de gravidez natural em até 50%, o que torna ainda mais importante buscar orientação especializada.”
O primeiro passo para mulheres com endometriose que desejam engravidar é procurar um especialista em reprodução humana. O diagnóstico muitas vezes leva em média 7 anos para ser realizado, e durante esse tempo, muitas mulheres enfrentam dores e dificuldades que podem ser desacreditadas por alguns profissionais. “Eu sei que muitas vezes você falou com médicos que não acreditaram nas suas dores, mas saiba que você não está sozinha. Meu propósito é acolher essas mulheres e orientá-las no caminho certo”, afirma a Dra. Alessandra.
Com o diagnóstico de endometriose em mãos, o próximo passo é entender o impacto da doença na fertilidade e planejar o futuro reprodutivo com o suporte adequado. Dependendo do estágio da endometriose e da condição de saúde da paciente, as opções de tratamento podem variar desde intervenções cirúrgicas para remover aderências até tratamentos de fertilização in vitro (FIV). “A FIV pode ser uma excelente opção para pacientes com endometriose avançada, pois contorna algumas das barreiras físicas criadas pela doença”, esclarece a especialista.
A Dra. Alessandra Evangelista, que se dedica ao estudo e tratamento da endometriose em sua prática diária no Vida Medicina Reprodutiva, FertGroup destaca que é possível ter uma jornada reprodutiva bem-sucedida com o tratamento correto. “O acolhimento e a orientação certa fazem toda a diferença. Se você tem endometriose e sonha em ser mãe, não desista. Há um caminho, e nós estamos aqui para te ajudar a percorrê-lo.”
Se você está tentando engravidar e enfrentando dificuldades, procure um especialista em endometriose e reprodução humana. A orientação e o suporte certos podem transformar sua jornada rumo à maternidade.