Alunas e Professor da Veterinária da UFRR elaboram material didático para auxiliar alunos com baixa visão que estudam no curso
Visando a inclusão dos alunos de baixa visão do curso de Medicina Veterinária, Alunas e professor desenvolveram uma material didático para fins de auxílio no aprendizado em leitura de lâminas de microscópio.
Durante a graduação do curso de medicina veterinária os alunos aprendem a identificar agentes causadores de doenças nos a animais. Uma forma de aprendizado corresponde a leitura de lâminas de microscopia, para facilitar o aprendizado de alunos com baixa visão, foram então, criadas lâminas de microscopia em madeira em relevo e com possível leitura em Braille para fins de aprendizado.
Foram criadas 12 lâminas em escala maior com os principais causadores de doenças em animais.
A metodologia é inovadora e está em aperfeiçoamento para melhor aprendizado aos alunos de baixa visão.
A equipe composta, pelas alunas do curso de Medicina Veterinária da UFRR, Samara Helen Cavalhedo Boaes, Caeliza Thainá Araújo Brito, Amanda Ferreira Gianluppi e Joicy Compagnon, sob orientação do Prof André Galvão.
A proposta visa oferecer uma melhor forma de aprendizado aos alunos de baixa visão
O projeto também destaca a importância de promover um ambiente acadêmico inclusivo e igualitário, garantindo que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado. Para isso, as lâminas de microscopia em relevo foram desenvolvidas com base nas necessidades específicas dos alunos com baixa visão, permitindo que eles tenham uma experiência tátil e compreendam os detalhes anatômicos e estruturais dos agentes causadores de doenças.
Além das lâminas, o material didático inclui guias descritivos com informações detalhadas sobre as estruturas representadas, facilitando a assimilação do conteúdo teórico e prático. A equipe responsável também realizou testes com alunos voluntários, ajustando o material conforme o feedback recebido, para torná-lo ainda mais eficaz e acessível.
Segundo o Prof. André Galvão, a iniciativa é um exemplo de como a ciência pode ser adaptada para atender às demandas de acessibilidade. Ele ressalta que o projeto não apenas beneficia os alunos com baixa visão, mas também inspira a adoção de práticas inclusivas em outras instituições de ensino.
O próximo passo será apresentar os resultados do projeto em congressos acadêmicos e buscar parcerias para ampliar a produção das lâminas, permitindo sua distribuição para outras universidades.