Luca Moreira aborda questão de maus-tratos a animais em reportagem

0

Nessa segunda-feira (03/05), o jornalista niteroiense Luca Moreira, de 21 anos, publicou em seu blog mais uma de suas reportagens originais, dessa vez envolvendo o tema de maus-tratos a animais, não só domésticos mais como selvagens. A matéria faz parte de um novo projeto que o jornalista está bolando juntamente com sua assessoria, que envolve toda semana escrever uma reportagem sobre assuntos decorrentes do dia-a-dia e presenciados pelo jornalista. Confira a baixo:

Eles não têm culpa dos problemas dos seres humanos, porém estão se tornando cada vez mais os alvos de frustração de seus proprietários. Desde SRDs a cachorros de raça, eles sofrem nas mãos tanto de pessoas como de canis, que muitas vezes criam apenas com o interesse de exploração da raça e superfaturamento, sendo essa a questão dos assim chamados “criadores de fundo de quintais”.

Pesquisas relatam que só no Brasil, a quantidade de denúncias chegou a mais de 944 ocorrências só nos primeiros meses em 2018, incluindo abandono e maus tratos. A lei n9605/98, considera maus tratos qualquer tipo de espancamento ou agressão física, falta de higienização (muitas vezes em canis), prisão permanente por correntes, promover carência de água ou alimento, negligências a saúde animal, trabalho excessivo que vão além de sua força (como pode ocorrer em zonas rurais), ou até mesmo a retirada e captura de animais silvestres de sua habitação natural.

De acordo com Halina Medina, idealizadora do projeto “Tudo Sobre Cachorros”, um dos maiores grupos especializados no segmento pet brasileiro, o país é um dos que mais abandona cachorros no mundo, porém com o atual papel das ONGs de proteção aos animais, esse número tem conseguido ser reduzido aos poucos: “Infelizmente o Brasil é um dos países com o maior índice de cães abandonados, principalmente nas ruas. O papel das ONGs é importantíssimo para acolher e realocar os cães. O papel do Tudo Sobre Cachorros é ensinar as pessoas a cuidar dos cães, entendê-los e respeitá-los, isso também é uma maneira de evitarmos abandonos. Além de ensinarmos as pessoas a fazerem uma escolha consciente na hora de ter um cachorro, a gente ensina a criar um relacionamento saudável entre tutor e cão ”.

Problemas muito além dos domésticos:

Esses problemas não se restringem apenas a animais doméstico. Foi por essa situação que animais foram proibidos de serem utilizados em circos e apresentações, que antigamente eram treinados na base da dor e dos maus tratos, forçando-os a fugirem de seus padrões comportamentais e se adaptarem forçadamente a realização de cenas teatrais ensaiadas.

Uma das empresas de entretenimento a sofrer conflitos em relação a isso é a SeaWorld, que constantemente é acusada de maus-tratos a orcas, baleias e golfinhos retirados da natureza e que servem de atração principal para seus visitantes, sofrendo severos abusos de seus adestradores. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, em 2015, o parque já enfrentava seu segundo processo por esse mesmo motivo.

A Justiça a favor dos animais:

O responsável pela apuração das denúncias é a Delegacia de Proteção Animal. Porém, caso o agressor seja menor de idade, cabe ao Conselho Tutelar tomar as providências, pois apesar da menor idade penal, não o isenta de responder pelo crime.

A agressão e maus tratos a animais, assim como o abandono, está previsto como crime pelo Ministério Público Federal, que penaliza o autor do ato com cerca de três meses de detenção, podendo se agravar a um sexto a mais, caso seja constatado o óbito do animal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Free Porn