Caso no Texas reacende debate sobre mães brasileiras em disputas internacionais de guarda

A tragédia envolvendo uma brasileira e a filha de 4 anos no Texas, após uma disputa judicial pela guarda, coloca em evidência uma questão que vai muito além do caso: quais são os riscos enfrentados por mães brasileiras quando uma disputa de guarda atravessa fronteiras?

O episódio também chama atenção para questões como barreiras linguísticas, diferenças entre sistemas jurídicos, violência doméstica e aplicação da Convenção da Haia — um debate que envolve brasileiras em diferentes países.

Para analisar esse contexto, tenho como fonte a Dra. Janaína Albuquerque, advogada especialista em Direito Internacional de Família e Coordenadora Jurídica da Revibra Europa. Ela atua com casos envolvendo brasileiras no exterior e participa do debate jurídico sobre a aplicação da Convenção da Haia.

Janaína pode explicar, a partir do caso do Texas, até onde pode ir uma decisão judicial sobre a comunicação entre mãe e filho, como situações de violência doméstica são consideradas nesses processos e quais são os principais desafios para uma brasileira que enfrenta uma disputa de guarda em outro país.

(Crédito: Divulgação)

Free Porn

AVISO LEGAL

O conteúdo desta publicação é de responsabilidade exclusiva de seu autor. O Portal Contei atua como meio de divulgação de conteúdo e não se responsabiliza pelas opiniões, informações ou alegações apresentadas por autores e colaboradores.Pedidos de correção, atualização, retificação ou direito de resposta poderão ser encaminhados à redação para análise, nos termos da legislação vigente.