Com uma carreira sólida e muita representatividade, a escritora e jornalista Miriam Rezende Gonçalves, estuda a possibilidade de ser candidata à deputada nas próximas eleições.
Ela participou recentemente, de um evento que aconteceu no auditório Ulisses Guimarães, em Brasília: a filiação do ex-Ministro Sérgio Moro, ao partido Podemos. Moro é pré-candidato à Presidência da República e Miriam, avalia a possibilidade de se filiar a algum partido político também.
Símbolo de empodamento feminino, a jornalista têm visibilidade na região do Cerrado Mineiro, local onde vota e nasceu. Lá ela trabalhou como editora-chefe do Jornal impresso e portal de notícias, Expresso do Cerrado, por oito anos. A publicação foi um divisor de águas para a população, desde a promoção do evento Nas Alturas com o Expresso, que teve um balão sobrevoando pelos cafezais, que segundo registros – deixou todos impressionados – até a idealização do Festival do Café, levando foods trucks para cidade pela primeira vez.
Miriam têm um espaço cativo na mídia, até o renomado jornalista Lauro Jardim, do Jornal o Globo, escreveu matérias sobre seu trabalho. Em 2019, ela lançou na Livraria Cultura da avenida Paulista, seu livro “Alcântara, a história inspirada na História”, fruto de 18 anos de pesquisas sobre o programa espacial brasileiro, área restrita, que envolve inteligência e segurança nacional. Chegou a realizar sessões de autógrafos em Ribeirão Preto e Brasília, que foram amplamente divulgadas pela grande mídia. Mas infelizmente, a turnê foi interrompida pela pandemia.
Em 2020, Miriam foi nomeada como Assessora Especial do Ministério do Turismo e atuou na Comunicação Social, do Gabinete da Secretaria Especial de Cultura.
Em 139 anos de existência da cidade de Monte Carmelo, ela foi a primeira e única pessoa, entre homens e mulheres, em audiência própria, a pisar na Presidência da República, ainda autografou livro e tomou cafezinho. Em suas redes sociais, ela apresenta bom trânsito com Ministros e Militares de alta patente, algo que as principais lideranças políticas da cidade de Monte Carmelo nunca tiveram.
Em 2021, a escritora foi escolhida por organizadores de evento da Nasa, como curadora e mediadora do NASA Challenge Apps no Brasil, e, levou o evento para a cidade de Uberlândia e São Luís do Maranhão.
Determinada, ela travou uma grande batalha contra a corrupção local e o doentio e prejudicial coronelismo e não perdeu o foco, mesmo tendo recebido cinco processos judiciais, como forma de tentativa de coação, por parte do ex-prefeito, um corrupto com mais de 18 condenações judiciais, sendo 09 em segunda instância.
Em seu vasto currículo, trabalhou na Globo Rio e também na Globo São Paulo. Miriam é formada em Comunicação Social com bacharelado em Jornalismo e Pós-Graduada em Argumento e Roteiro para Cinema e Televisão na FAAP, de São Paulo, considerada uma das mais conceituadas instituições de ensino da Brasil.
Atualmente, a jornalista trabalha como colunista espacial, para a revista Tecnologia & Defesa, publicação mais relevante em Forças Armadas do Hemisfério Sul e é sócia de um brigadeiro da Aeronáutica, em um inovador aplicativo voltado para o agronegócio.
Desejamos sorte!