Todos nós fomos pegos de surpresa com o início e avanço dessa pandemia da Covid-19, algo sem precedentes, que mudou a rotina de todo o mundo. O isolamento social como forma de prevenção e diminuição da transmissão do vírus, influenciou muitas pessoas a deixarem de lado a rotina de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios e uma alimentação equilibrada.
Sabemos que para manter uma boa imunidade, a alimentação e os exercícios são peças fundamentais que contribuem bastante nesse processo e, devido a isso, fizemos uma entrevista com o nutricionista Igor Caleb Tajra, CRN 7538, sobre a importância da atividade física e uma boa alimentação.
• Muitas pessoas estão tendo uma grande dificuldade em manter uma alimentação saudável durante essa pandemia , muitos falam que isso ocorre por causa da ansiedade , você concorda ? Se sim , o que podemos fazer para controlar?
R= Embora não seja o único, com certeza a ansiedade é um dos fatores que mais contribuiu para isso. A principal forma de contornar essa situação, é criando uma rotina diária que inclua hábitos saudáveis (exercícios regulares, diminuição do consumo de alimentos ultra processados, inclusão de frutas e legumes, melhora da qualidade de sono, aumento da hidratação…).
• Mesmo com algumas academias fechadas , é possível apenas só com uma alimentação boa manter o peso ?
R= Sim, é possível! Porém o sedentarismo é algo inegociável, então recomendo que façam programas de exercícios em casa com auxílio de um profissional.
• Quais os principais vilões que a população acha impossível de deixar de comer quando você monta um plano alimentar durante a pandemia ?
R= Nenhum alimento é vilão! Temos sempre que olhar o contexto da alimentação. Em uma dieta balanceada tem espaço para comer de tudo, desde que na quantidade e frequência certa.
• Com o trabalho home office o sedentarismo tem aumentado ? Como não deixar isso acontecer ?
R= Com certeza! É essencial nos mantermos ativos, tentar fazer pequenas pausas durante o home office para ficar em pé, se alongar por alguns minutos é uma ótima dica, além de, claro, reservar um tempinho para realizar os exercícios em casa.
• Qual a dica ou o que podemos fazer para não sair do foco mesmo com tantas mudanças em nossa volta acontecendo .
R= Temos que ser resilientes, entender que vivemos outra realidade e isso não pode nos derrubar, temos que criar rotina, cultivar bons hábitos e entender que deixar de cuidar da nossa saúde nunca vai ser a melhor opção.
Segue algumas dicas para você não sair do foco:
• Evitar comprar os alimentos que te fazem sair da estratégia (ex: leite condensado , caixa de chocolate, salgadinhos etc).
• Tentar planejar as suas refeições para o trabalho, escola, etc. Dessa forma você evita de comer “qualquer coisa” na rua.
• Diminuir à exposição aos alimentos (evitar seguir redes sociais que postam fotos de refeições que não condizem com sua atual alimentação).
• Seja você a sua inspiração, pense no seu objetivo e no seu investimento (tempo, desgaste físico, gastos com profissionais, academia, suplementos, manipulados).
• Treine! Independente do exercício. Os resultados chegarão mais rápido e isso pode servir de motivação para continuar com uma alimentação saudável. Uma ótima dica é praticar esportes em grupo e auxiliados por um profissional, corridas, ciclismo, lutas, por serem mais dinâmicos, tendem a ser menos monótonos.