O fim do ano é realmente um “tempo bom”, como diria aquele tradicional jingle. E um dos motivos é que o 13º salário INSS está na conta, então a gente pode contar com uma grana a mais para realizar algumas vontades: seja pagar uma dívida, engordar a poupança ou até viajar para relaxar um pouco.
E, conforme o tempo passa, as coisas vão mudando bastante e até o 13º salário está recebendo uma atenção diferenciada dos bancos e outras instituições financeiras, que optaram por criar uma espécie de crédito antecipado desse benefício.
Neste texto, você conhecerá alguns detalhes sobre a antecipação do décimo terceiro salário se você é um segurado do INSS.
O que é a antecipação do décimo terceiro?
Vários bancos oferecem a chance de seus correntistas de contar com o dinheiro extra do seu 13º salário de forma antecipada para conseguir realizar algo que só seria possível com aquele valor.
Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, a opção está disponível para quem é aposentado ou pensionista do INSS e ainda para quem tem crédito do salário pelo banco.
Na Caixa, o valor antecipado pode ser entre R$ 500 e 20 mil reais, sempre de acordo com seu crédito. O dinheiro é creditado diretamente na sua conta e o pagamento da dívida será realizado na data de recebimento da sua parcelo do 13º.
Antecipação do décimo terceiro vale a pena?
A antecipação desse benefício precisa ser muito estudada antes de ser feita por se tratar de um empréstimo como qualquer outro.
De acordo com Rogério Nakata, planejador financeiro, esse adiantamento é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado e é a mais simples de receber. Vale lembrar que as taxas de juros mensais variam entre 1,99% e 3,19%.
Os bancos utilizam da certeza do pagamento desse benefício para baratear os juros porque o devedor terá direito a esse recebimento de uma forma ou de outra.
Esteja sempre de olho nas finanças e se organize para não acabar perdendo de vista os valores de juros. O empréstimo deve ser o último recurso de qualquer aposentado e só deve ser feito em caso de extrema necessidade.
Antecipar somente por antecipar pode acabar causando um problema para o seu bolso.
Regras dos bancos que oferecem antecipação do 13º para aposentados
Banco do Brasil
- Juros a partir de 2,89% ao mês;
- até 80% do valor total;
- clientes que recebem salário pelo Banco do Brasil;
- empréstimo disponível o ano inteiro;
Caixa
- Juros a partir de 3,19% por mês;
- até 90% do valor total;
- aposentados, pensionistas ou empregados que recebem pela caixa há pelo menos 12 meses;
- empréstimo pode ser feito em qualquer momento do ano;
Itaú
- Juros a partir de 3,13%;
- é possível pegar emprestado até 100% do 13º;
- quem pode contratar são os correntistas pré-aprovados pelo banco;
- data limite é o dia 31 de outubro;
Santander
- Os juros são de 1,99% por mês;
- valor é de até 100% do 13º;
- qualquer cliente que recebe salário pelo santander pode solicitar;
- o prazo é até 14 de dezembro;
Bradesco
- Taxa mensal de juros a partir de 1,99%
- valor do empréstimo pode ser de até 100% do 13º;
- assalariados pelo banco, aposentados e outros beneficiários;
- prazo limite é até o dia 31 de outubro.