Biografia do mestre Hugo Ferreira

Hugo Silva Ferreira

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FORMAÇÃO

Mestre em Administração de empresa pela Must University • Pós-graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pela faculdade FAVED • MBA em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa pela faculdade UNIMAIS • Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes – R2, Habilitação Matemática – Título: Licenciatura pelo instituto UNIPLENA EDUCACIONAL • Graduação em Processos Gerenciais com Ênfase em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela universidade UNIFAEL • Graduação em Administração de Empresas pela Universidade UNIFAEL • Curso Superior Sequencial em Gestão de Segurança Pública pela FATEG de Goiás • Graduação em andamento em Engenharia de Produção pela Universidade UNIFAEL.

MINI BIOGRAFIA

  • 0 a 10 (aprendizado)

Nascido em uma família pobre em Contagem – MG, sendo o segundo filho de um total de 4 filhos. Pai, então soldado da Polícia Militar do 5° BPM e mãe dona de casa, criaram os filhos em um ambiente harmonioso e tradicional, com boa formação ética, moral e cívica de seus filhos.

Nascido em um berço cristão dentro da religião evangélica com frequência constante de atividades eclesiásticas da igreja Assembléia de Deus.

Na escola iniciou os estudos até a quinta série em escola pública do bairro, onde ganhou prêmio de destaque acadêmico pela escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos.

Suas atividades de lazer sempre foram em ambiente interno da residência, pela rígida criação e cuidados paternos. Na complementação de sua formação foi inserido em atividades extraclasses como esportes, cultura e música.

  • 11 aos 17 (Estudo)

Aos 11 anos foi transferido de escola pública municipal para escola pública estadual militar, o colégio Tiradentes – CTPM MG, localizado em Betim – MG, onde pode seguir seus estudos até a finalização do ensino médio.

Neste colégio conquistou 3 prêmios de destaque escolar no 1°, 2° e 3° ano do ensino médio.

No segundo ano do ensino médio participou do concurso municipal de poesia da Prefeitura Municipal de Betim sob o nome “Sorria sem drogas” ao qual ficou com o 2° lugar na colocação.

Sempre preocupado com seus estudos se inscreveu no curso técnico de Gestão de Processos Industriais no SENAI pelo programa PEP – Programa de Educação Profissional ao qual ficou em ótima colocação adquirindo a oportunidade de estudar, nesta ocasião estava com 14 para 15 anos no 1° ano do ensino médio. 1 ano depois teve a oportunidade de passar na prova do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais para fazer um curso de Eletrotécnica e Automação Industrial no período noturno (Concomitância Externa) passando em 6° na colocação das vagas.

Recebendo apoio dos familiares começou uma jornada de estudos de 12 horas por dia sendo de manhã colégio (Ensino Básico), a tarde técnico – SENAI (Ensino Técnico) e a noite técnico no CEFET (Ensino Técnico). Permaneceu neste processo durante 2 anos, visto que após terminar o curso de Gestão de Processos Industriais no SENAI MG (1 ano e 6 meses), foi contemplado novamente no SENAI com oportunidade de realizar curso de aprendizagem em Elétrica Predial este com duração de 6 meses.

Após ter concluído o curso de Elétrica Predial foi convidado para estágio na própria instituição, organizando os acervos literários da unidade de Betim MG, com período de 6 meses.

  • 18 aos 20(Profissionalização)

Após finalizar seus estudos no nível técnico no CEFET consegui um estágio em uma empresa de projetos elétricos bem conceituada e referência em sua área (Projelet) onde realizou estágio durante 6 meses. Ao fim de seu estágio foi contratado como analista de projetos Junior na empresa (Encad Projetos) onde se formou na prática de seus estudos e assumiu responsabilidades de execução de projetos e gestão de contratos, com contatos junto aos clientes. Nesta etapa desenvolveu sua oratória e relacionamento interpessoal que o serve até a presente data Esta oportunidade durou 1 ano e 2 meses.

Na empresa Encad teve a oportunidade de conhecer muitos profissionais engenheiros, arquitetos e construtores, que fomentaram sua carreira e instigaram seu processo de desenvolvimento da maturidade profissional.

No ano de 2013 com seus 19 anos resolveu juntar seus conhecimentos adquiridos nos cursos de gestão industrial e deixar a Encad Engenharia para se aventurar como autônomo. Nesta ocasião conseguiu com suas habilidades comerciais assumir a execução do projeto de execução de partes da obra da empresa MATEC para construção da fábrica SIX Semicondutores em Ribeirão da Neves.

Com orçamento de R$ 57 mil reais, aproveitou a oportunidade para dar o pontapé inicial no desenvolvimento da atuação como empreendedor.

Com acerto de aproximadamente 5 mil reais e orçamento de R$ 57 mil em um único contrato, começou uma nova jornada.

Nesta mesma ocasião começou um trabalho intenso comercialmente, promovendo o novo negócio e tentando fechar parcerias com arquitetos para novos projetos. Trabalho muito positivo, visto que, conseguiu sublocar um escritório de arquitetura em Contagem MG.

Com a empresa melhor estruturada iniciaram uma nova fase de fechar clientes e adquirir sustentabilidade e estabilidade no mercado.

Aos seus 19 anos ingressou no curso de Administração com a finalidade de construir conhecimentos necessários para gerenciar seu negócio.

  • 21 aos 23 (Maturidade)

Com o passar do tempo seguia na sua formação acadêmica e com o gerenciamento de um negócio que a cada instante se moldava para um formato de construtora.

Em 2016 começou a lecionar em uma escola profissionalizante na área da construção civil, como instrutor de NR10 e Elétrica Predial.

No mesmo ano teve a oportunidade de comprar a escola, fazendo aqui o gerenciamento de 02 empresas.

No fim do ano de 2016 o mercado brasileiro entra em recessão o forçando a fechar a escola e trabalhar na construtora apenas.

Sua inexperiência e juventude pesaram contra o jovem que nunca havia passado por uma crise econômica e suas influências na gestão de um negócio.

A recessão de mercado em 2016 gerou um período de grande desafio para a empresa, sendo necessário voltar ao básico e fechar suas atividades.

A crise econômica que afetou o Brasil nos anos de 2015 e 2016 teve um impacto significativo sobre as empresas da área da construção civil. O setor foi duramente atingido pela queda na atividade econômica, pela redução do crédito e pela diminuição dos investimentos públicos e privados em infraestrutura.

Com a queda na demanda por imóveis, muitas construtoras enfrentam dificuldades financeiras, reduzindo o volume de novos projetos e obras. A diminuição da oferta de empregos na construção civil afetou negativamente também toda a cadeia produtiva do setor, incluindo fornecedores de materiais e serviços.

A crise econômica que afetou o Brasil em 2015 e 2016 foi uma das mais graves da história do país. Foi um período de recessão econômica, aumento do desemprego, inflação elevada e queda nos investimentos e na produção, afetando diversos setores da economia e a vida dos brasileiros.

Para sobreviver à crise, muitas empresas tiveram que implementar medidas de redução de custos, tais como cortes de pessoal, diminuição de investimentos e renegociação de contratos. Algumas empresas se concentraram na diversificação de atividades e na expansão para novos mercados para reduzir sua dependência do mercado imobiliário.

Com o encerramento de suas atividades na empresa Palladio o Administrador Hugo Ferreira viu-se na necessidade de partir para iniciativa privada, por entender que o aprimoramento profissional no período de 2016 é prudente para criar bases sólidas capazes de superar momentos de contingenciamento e escassez de recursos.

  • 24 aos 25 (Aperfeiçoamento Profissional)

Atuando como gerente comercial em uma empresa de robótica e automação industrial e como professor da escola técnica Grau Técnico, voltou aos seus esforços para seus estudos e docência, formando em MBA em Gestão de Pessoas e Educação Corporativa, e Docência do Ensino Superior.

Neste período escreveu artigos, livros e participou de projetos de pesquisas científicas, projetos de extensão e ensino, palestras, minicursos e projetos sociais. Tudo para fomentar seu desenvolvimento profissional.

Adotando o intra-empreendedorismo, trouxe em sua trajetória resultados expressivos para as empresas que associava. Gerando aumento de Market-Share, e impulsionamento de resultados de receitas, fazendo vinculação com as necessidades privadas e com o poder público das empresas que representava.

Para completar sua busca constante pelo conhecimento, iniciou seus estudos Stricto Senso na Must University em Miami nos EUA.

  • 26 aos 29 (Consolidação Profissional)

Já experiente na área da administração de empresas e administração pública com as expertises profissionais apuradas se candidatou a Diretor de Relações sindicais e de Formação Profissional dos sindicatos dos Administradores de Minas Gerais – SAEMG, para gestão do mandato de 2023 a 2025. Espaço este que desenvolveu uma grande articulação para a boa administração pública por intermédio de mão de obra qualificada de administradores representados por esta entidade. Após ganhar sua primeira disputa em cargo eletivo, começou sua consolidação como administrador na área de desenvolvimento econômico.

Neste período o Mundo teve a crise da COVID 19, uma pandemia de impacto global que prejudicou muito as empresas brasileiras.

No entanto, Hugo Ferreira junto a sua equipe da indústria de fabricação de linhas robotizadas em Minas Gerais, Autêntica Engenharia, colocou em prova toda a sua expertise adquirida até o momento para não deixar a empresa sofrer graves impáctos com o momento econômico da covid 19.

A crise provocada pela pandemia de COVID-19 teve um grande impacto na economia brasileira.

Além disso, a pandemia também agravou a desigualdade social no país, com os mais pobres sendo os mais afetados pelos efeitos econômicos da crise. No entanto, o Brasil vem se recuperando gradualmente da crise, com a retomada da atividade econômica e o avanço da vacinação contra a COVID-19.

Mesmo com as dificuldades, o desafio foi crescer a empresa, mesmo com a recessão da economia e do setor de atuação da Autêntica Engenharia.

O Administrador logrou êxito em sua gestão, como Gerente implementou medidas de controle da gestão comercial e de Marketing ampliando o market Share da empresa e também maximizando seus resultados, mantendo mais de 150 empregos na região.

Esta atuação diante da pandemia deu forças para aproximar do poder público e implementar medidas protetivas para a classe empresarial e industrial da região.

Com o impulsionamento de seu trabalho, assumiu o protagonismo da câmara de inovação e tecnologia da associação comercial e industrial de Contagem MG, implementando já no seu primeiro ano ações de impacto direto na economia o que gerou premiações junto aos municípios próximos.

Em Contagem MG, no ano de 2022 o Administrador conquistou menção honrosa da câmara dos vereadores de Contagem reforçando as ações realizadas e os resultados obtidos.

Além de sua atuação no município de Contagem, o Administrador Hugo Ferreira participou ativamente no protagonismo da Lei de Inovação em Betim. Iniciativa está desenvolvida para criar um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo, estimulando o desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológica na região.

Para isso, Ferreira tem participado de diversas iniciativas voltadas para a promoção da inovação em Betim, como eventos e palestras para estimular o empreendedorismo e a criação de novas empresas de base tecnológica. Além disso, ele tem defendido a criação de parcerias entre empresas, universidades e instituições de pesquisa, visando estimular a troca de conhecimento e o desenvolvimento de projetos inovadores.

Com sua expertise em gestão e consultoria, Hugo Ferreira tem sido um dos principais agentes da promoção da inovação e do empreendedorismo em sua região. Sua atuação tem gerado resultados positivos para a cidade e consolidado sua reputação como um líder empresarial comprometido com o desenvolvimento econômico e social da região.

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