Bitcoin, criado em 2008, para te proteger em 2023, com Hernandes Nogueira

O Bitcoin foi criado em 2008, logo após a crise do subprime (crise imobiliária) nos Estados Unidos. Seu desconhecido criador, utilizou o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Satoshi viu a crise como evidência da falha do sistema financeiro tradicional e acreditava que uma alternativa descentralizada e transparente era necessária.

Em 31 de outubro de 2008, Satoshi Nakamoto publicou o WhitePaper (documento técnico) do Bitcoin, uma moeda digital que não seria controlada por um governo ou instituição financeira, mas sim por um código com regras transparentes e pré-estabelecida, trazendo previsibilidade sobre a sua economia, diferente das moedas fiduciárias onde os governos constantemente a regra do jogo.

Agora, 24 anos depois, o mundo se encontra em uma situação muito semelhante a época de sua criação, como explica o especialista em criptoativos Hernandes Nogueira:

“Os recentes acontecimentos são muito semelhantes, em 2008 o Lehman Brothers quebou, agora, vimos 3 bancos quebrarem em menos de um mês, e os motivos são os mesmos, incompetência e ganancia dos banqueiros.”

Os bancos são autorizados por lei investir o dinheiro depositado pelos clientes, e assim eles o fazem, para gerar rendimentos e lucrar com um dinheiro que em teoria ficaria parado na instituição.

Segundo Hernandes Nogueira, isso não é um problema, desde que seja feito com a devida segurança e responsabilidade.

“Não há problema investir o dinheiro dos clientes se você investir em algo extremamente seguro e com alta liquidez, como os títulos do governo de curto prazo. O problema foi o descasamento de prazos, os bancos investiram o dinheiro em títulos de longo prazo. Esses títulos possuem uma variação inversamente proporcional as taxas de juros, como taxas de juros subiram muitos no ultimo ano, esses títulos tivessem uma forte desvalorização.

Quando os clientes foram realizar o saque, eles tiveram que vender os títulos com prejuízo, e acabaram perdendo uma parte do dinheiro dos clientes.”

Com a quebra dos Bancos, o governo americano criou um fundo de recuperação para garantir que todos os clientes que possuíam dinheiro nestes bancos, o resgatassem. Mas isso pode não ser o suficiente aponta o especialista.

“O fundo de recuperação criado pelo governo americano, garante que os clientes tenham acesso ao seu dinheiro investido, mas não garantem que os bancos continuem operando e os bancos estão amargando prejuízos enormes com seus investimentos. Caso se alastre uma corrida bancária, devido à queda de credibilidade do sistema bancário, isso poderia ser catastrófico para economia mundial, com inúmeros bancos fechando as portas por não ter o dinheiro dos clientes.”

Hernandes Nogueira ainda aponta que os criptoativos como o Bitcoin estão se tornando um mecanismo de sobrevivência para a população, “Você não precisa ter todo seu dinheiro em criptoativos, mas não ter nada, dependendo da situação, pode ser fatal.”

Os criptoativos são ativos muito voláteis e podem sofrer grande desvalorização, por isso caso queira investir, procure um especialista para te orientar sobre os riscos e oportunidades.

Você pode acompanhar o trabalho de Hernandes Nogueira ou entrar em contato com o especialista em criptomoedas pelo seu Instagram,  Tik Tok e Twitter

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn