Fechado desde 2013 quando o médium faleceu, espaço foi arrematado através de
leilão pelo valor de 5 milhões
Desde criança Luiz Antônio Gasparetto, filho da médium e escritora Zíbia Gasparetto,
passava em frente ao Palacete de 1927 construído para ser a residência da Família de David e
Munira Jafet e desejava morar ali. O Palacete Rosa, localizado à rua Bom Pastor no bairro
Ipiranga foi o grande desejo de Gasparetto, que realizou este sonho em 2003, alguns anos após
o encerramento das atividades do Instituto Santa Olga que funcionava no local.
Gasparetto assumiu a missão de restauro e manteve a casa tombada pelo patrimônio histórico como sua residência até 2013, ano de seu falecimento.
Após 8 anos fechada, o Palacete foi adquirido pela rede de buffet Evento Perfeito, que possui outras 14 casas espalhadas pela capital paulista e Arujá.
O imóvel foi adquirido com todo o acervo do médium. “Ao separar os itens de acervo, tivemos o cuidado de guardar aqueles que preservam a memória de Gasparetto. Chegamos a encontrar cadernos da época de escola com bilhetinhos da professora para Zíbia. Penso que se fosse um familiar meu, gostaria de que isso fosse destinado a alguém com quem ele tivesse uma relação de carinho, então achei por bem guardar até achar o destinatário certo”. Conta Dori Baltokoski, designer da rede que cuidou de fazer a escolha dos itens de decoração que permaneceram no espaço.
Adaptado para os eventos, o espaço preservou todo o interior, com pequenas mudanças apenas na distribuição do mobiliário que recebeu novas mesas de madeira maciça. No entanto, até mesmo quadros, espelhos e imagens em gesso pendurados nas paredes permaneceram para manter a identidade de seu ilustre morador.