Cabelos na primavera: Mitos e verdades sobre os cuidados com os fios nessa época do ano | Contei

A primavera é o momento ideal para recuperar os danos causados aos fios pelo inverno e se preparar com tudo para o verão. O cabelo tende a ficar mais seco e desidratado durante essa estação devido à alta influência dos raios UV. A temperatura já começa a subir, e com isso, vamos mais à praia e à piscina. Conheça os mitos e verdades sobre os cuidados com as suas madeixas e tenha os fios sempre lindos e saudáveis:

  1. O chapéu e o boné são os melhores amigos na hora de proteger os fios do Sol?

R:MITO e VERDADE. Segundo a tricologista clínica Lidi Bastos esses acessórios são ótimos para proteger os cabelos dos fios solares, mas a má utilização deles pode provocar malefícios. “Ao contrário do que muitos pensam, eles podem contribuir para agravar problemas (dermatite seborreica, eczema ou caspa). O ideal é não utilizá-los por muito tempo e nem quando o cabelo estiver molhado”.

  1. O cabelo cai mais na primavera?

R:Verdade. A tricologista reforça que com a menor necessidade de pelos para aquecer o corpo a queda pode sim, intensificar. Mas apenas por um período de transição. “Nessa estação é comum reclamações sobre queda de cabelo. Porém é uma reação natural. Entretanto, se sua queda capilar estiver acentuada, é necessário realizar um tratamento”, explica Lidi.

  1. Devo mudar os produtos que eu usei no inverno e renovar para a primavera?

R:Verdade. A cada estação nosso cabelo irá necessitar de cuidados diferentes, então, sim. O ideal é mudar os produtinhos de beleza. Segundo Lidi Bastos isso deve ser feito sempre com orientação de um especialista em cabelos. Que conseguirá verificar a real necessidade dos fios, independente da época do ano.

  1. Devo começar uma rotina de hidratação no cabelo na primavera para preparar os fios para o verão?

R:Verdade. O hairstylist Olivier Costa explica que o inverno deixa os nossos cabelos mais ressecados, principalmente porque a maioria das pessoas gostam de tomar banhos bem quentes. Já no verão as idas à praia e piscina aumentam, o que também prejudica a hidratação dos cabelos. “A primavera é o momento para você investir nos cuidados capilares. Comece um cronograma capilar que vai alternar entre hidratação e máscaras reparadoras”, explica.

  1. Com o calor eu posso lavar meu cabelo todos os dias?

R:Mito. “Cuidado com a lavagem das madeixas. O clima mais quente facilita a transpiração, porém, o excesso de lavagens pode danificar os fios e causar problemas no couro cabeludo”, orienta Olivier, que recomenda lavar os fios em dias alternados.

  1. Secador de cabelo e chapinhas podem ser usados?

R:Mito. Se possível, deixe os fios secarem sempre naturalmente nessa estação, o cabelo já sofre com as altas temperaturas do sol, vamos poupar ele então, mas se não for possível, não deixe de usar um produto com proteção térmica.

  1. Quando sair do mar ou da piscina devo usar água mineral nos cabelos?

R:Verdade. O ideal seria enxaguar o cabelo com água doce fresca cada vez que saímos do mar ou da piscina, para que tanto o sol quanto o cloro sejam lavados e não tenham tempo de agir em nosso cabelo.