Cientistas descobriram a causa da Esclerose Múltipla? Dr. Matheus Wasem esclarece o assunto

Neurologista explica a ligação entre o Epstein Barr vírus e a doença

Não é de hoje que circulam notícias ligando a Esclerose Múltipla à doença do beijo. Por isso, é comum que as pessoas fiquem bastante preocupadas com a questão.

Comprometido a trazer luz ao problema, o neurologista Dr. Matheus Wasem vem dedicando a sua carreira a esclarecer questionamentos que envolvem o assunto.

Nesse sentido, o médico explica que, apesar dos especialistas ainda não saberem qual é o exato papel do Epstein Barr vírus na causa da Esclerose Múltipla, pesquisadores de Harvard comprovaram a ligação em recentes estudos.

“A verdade é que parece, sim, haver uma ligação entre o vírus e a doença. Isso porque comprovou-se que a infecção causada pelo Epstein Barr aumenta o risco de desenvolver a doença no futuro. Porém é apenas isso. Não significa uma sentença ou uma certeza”, destaca. 

Apesar disso, quando o tema vem à tona, ainda causa uma grande comoção, como a que aconteceu recentemente com a cantora Anitta, diagnosticada com o Epstein Barr vírus.

“Na época, muitos portais associaram que ela tinha adquirido o vírus da esclerose ou que em breve iria sofrer com a doença. Isso é um erro grave”, enfatiza o Dr. Matheus. 

Dr Matheus Wasem
Foto: Dr. Matheus Wasem (Divulgação)

Além disso, ele pontua: “O Epstein Barr é muito comum. Mais de 95% de toda a população do mundo já teve contato com esse vírus. E, obviamente, não é essa quantidade de pessoas que desenvolve a Esclerose”. 

Por fim, o neurologista deixa claro que ainda não se tem certeza sobre a real causa da Esclerose Múltipla. Acredita-se ser algo multifatorial, sendo necessário que vários elementos sejam associados dando consequência ao seu desenvolvimento, e não uma simples infecção causada por um vírus tão comum.

“Da forma como é tratado, parece que a Esclerose Múltipla é transmissível, ou que ela passa pelo beijo. Além de serem grandes inverdades, essas afirmações incomodam muito os pacientes que precisam lidar com a doença”, finaliza.

Para saber mais sobre a Esclerose Múltipla e acompanhar os frequentes conteúdos informativos compartilhados pelo Dr. Matheus Wasem, acesse:

 

https://drmatheuswasem.com/
https://www.instagram.com/drmatheuswasem/ 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn