Especialista Robson Oliveira fala sobre as vantagens da portabilidade: “É a menor taxa se compararmos com qualquer outro tipo de empréstimo”
O empréstimo consignado é uma das melhores opções de crédito, principalmente agora em período de pandemia, restrições e a diminuição do poder de compra. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa e pela Opinion Box, cerca de 80% da população brasileira recorreram a algum tipo de crédito desde março de 2020, sendo o cartão de crédito o mais utilizado. Contudo, o crédito consignado representa 8% deste valor.
Para embasar esta informação, o Banco Central soltou um levantamento, realizado no final deste primeiro semestre de 2021, que as aprovações desta modalidade de empréstimo bateu recorde em janeiro, atingindo um número de quase R$ 443 milhões em valores de contratações. Algo que ajudou bastante a corrida pelo empréstimo consignado foi a aprovação do aumento de 35% para 40% do limite para aposentados e pensionistas do INSS, tendo como base no valor do benefício de cada um.
Desse limite, 35% são para empréstimos consignados e 5% para cartão de crédito. O aumento vale até o dia 31 de dezembro de 2021, mas pode ser prorrogado. Por conta das taxas de juros bem inferiores às outras modalidades do mercado, o crédito consignado é uma ótima opção para os aposentados e pensionistas.
Conheça mais o trabalho de Robson Oliveira: https://www.instagram.com/robson.oliveira.129/?utm_medium=copy_link
Para ajudar você a entender como funciona todo o processo de contratação e acompanhamento do empréstimo consignado, convidamos o especialista Robson Oliveira para tirar todas as dúvidas sobre esta modalidade de empréstimo. Segundo ele, a grande vantagem é que o consignado tem uma taxa muito baixa e que o dinheiro é liberado imediatamente após a aprovação.
“Por ser uma aprovação rápida o dinheiro cai no mesmo dia. É a menor taxa se compararmos com qualquer outro tipo de empréstimo. Além disso, tem um prazo longo para pagar dessa forma; a parcela fica sempre baixa. É uma ótima para os aposentados ou pensionistas porque são as menores taxas por serem consignados determinadas pelo Banco Central”, explicou.
Robson Oliveira trabalha com empréstimo consignado há 13 anos. No início, quando trabalhou por 3 anos no Banco Pine – que é um banco focado em investimento e consignado -, ele aprendeu todo o procedimento desta modalidade de empréstimo. Depois disso, ele se tornou gerente comercial em Belo Horizonte (MG), mas logo após resolveu abrir sua própria empresa.
“Fui trabalhar com ele em São Paulo, aí depois acabei virando gerente comercial em Minas Gerais, onde fiquei 2 anos. Logo após isso eu retornei para São Paulo e abri minha própria promotora, e nisso já estou há 10 anos. E a empresa tem cerca de 40 funcionários e a gente presta um trabalho com muito cuidado e carinho aos pensionistas”, disse Robson.
Outras dúvidas importantes!
Robson, como funciona o empréstimo consignado?
Empréstimo consignado é quando acontece o desconto diretamente do aposentado, pensionista ou servidor público direto do benefício do cliente.
Quem pode fazer o empréstimo consignado?
Aposentado, pensionista ou servidor público.
É necessário ser correntista do banco que a pessoa vai realizar o empréstimo?
Não precisa ser correntista do banco.
Em quais locais a pessoa pode ir para fazer a contratação?
Pode fazer através dos correspondentes bancários autorizados, como eu sou, ou ir direto no banco. Por telefone ou presencial nos correspondentes bancários.
Para liberar o valor, o banco realizará a análise de crédito?
Não, só verifica se ele ainda tem margem para fazer o empréstimo. Sem consulta SPC ou Serasa.
Qual é o limite de crédito de um consignado?
Ele pode usar até 35% a 40% do seu salário para empréstimo.
E se a pessoa não conseguir pagar a dívida, o que ela pode fazer?
Não tem como não pagar, já que desconta direto do benefício. Por isso a taxa é baixa.
Para aposentados e pensionistas, o consignado está disponível apenas na Caixa Econômica Federal ou pode ser feito em outros bancos?
Pode ser feito por qualquer banco!
Robson, as pessoas podem fazer mais de um empréstimo ao mesmo tempo?
Legal falar nisso, pois a pessoa pode fazer até 9 empréstimos e sempre respeitando os 30%.