Com casa cheia, Festival Minitrama celebra a criação autoral no Teatro Musical carioca

Aconteceu no último dia 28 de novembro na Sede das Cias, Rio de Janeiro, a primeira edição do Festival Minitrama, um evento dedicado a fomentar o Teatro Musical autoral carioca, unindo a criação dramatúrgica e musical pra revelar novos autores e compositores dentro do setor.

Com idealização de Luiz Buarque, Gabriela Alkmin e Marcelo Albuquerque, amigos e dramaturgos, e produção da Acorde Produções Artísticas, a ideia foi encontrar um caminho possível pra pesquisar e montar os próprios musicais, um formato normalmente caro devido às demandas técnicas que exige. Portanto partiu-se de algumas premissas que facilitaram a sua realização: musicais entre 15 e 20 minutos, encenação simplificada, onde o foco são o texto e as músicas originais. Em cena, apenas os atores e um piano. O resultado foi muito bem recebido pelo público presente que logo após a apresentação pôde trocar suas impressões sobre os musicais apresentados.

“Nos interessou aqui o processo. Queríamos criar, testar e partilhar a criação com o público. Mas nunca tivemos a preocupação de mostrar algo pronto.  Não tínhamos ideia do que poderia ser um ‘micro musical’, mas resolvemos inventar, cada qual do seu jeito, e foi muito gratificante.” – Diz Marcelo Albuquerque.

Teatro Musical carioca
Foto: RL Fotografia

Com três histórias originais e completamente diferentes, o público acompanhou em sequência “Entre dias de sol”, com dramaturgia, direção e música de Gabriela Alkmin; “Caravana!”, com dramaturgia e direção de Luiz Buarque, letras e música de Lucas Leal e Calebe Faria; e “Avenida Sete”, com dramaturgia, letras e direção de Marcelo Albuquerque e músicas de Tony Lucchesi.

A noite foi conduzida com maestria por Stella Maria Rodrigues, atriz com mais de 30 anos de carreira e larga experiência em musicais, que como uma mestra de cerimônias introduziu os espetáculos e conduziu o debate levantando questões como os desafios de se criar um musical do zero, o processo criativo de cada um e os próximos passos do Festival.

Teatro Musical carioca
Foto: RL Fotografia

“Nosso sonho é que o MINITRAMA seja uma espécie de ‘creche dos musicais’: onde um musical possa dar seus primeiros passos sem se preocupar com os altos custos e logística complexa de uma montagem. Aproveitando e celebrando cada etapa de seus processos.” –  Afirma Luiz Buarque.

O Festival já tem planos para sua próxima edição, em 2024, e pretende acolher mais profissionais que queiram partilhar seus processos criativos. Outro objetivo é ampliar a duração do evento pra pelo menos dois dias e oferecer oficinas que auxiliem estudantes e profissionais a se aprofundarem na escrita e composição para Teatro Musical.

 

 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn