Como aquecer a piscina com energia solar?

  • Ter o aquecimento da piscina é algo muito bom, não é mesmo? É melhor ainda, se esse aquecimento for feito através da energia solar. Um meio de energia que está ali disponível para todos que quiserem aproveitar. 

Ademais, essa energia é muito favorável ao meio ambiente, pois não necessita de nada invasivo para ter absorção. Além disso, aquecer a piscina a partir da energia do sol, é um ótimo método para se ter uma economia financeira e enérgica. Com isso, continue até o fim do texto para entender melhor o assunto.

É possível aquecer a piscina com energia solar? 

Muitas pessoas possuem o desejo de ter uma piscina aquecida, mas muitas vezes acham essa opção inacessível, em relação à tecnologia. Dessa forma, uma opção que será mais econômica e acessível é o aquecimento da piscina através da energia solar

Para se ter esse benefício por meio da energia solar, é necessário painéis coletores que são específicos para essa área. Esses painéis contêm materiais distintos às placas solares que são instaladas nas residências. Pois os destinados à piscina absorvem a luz do sol e esquentam a água através de tubos que estão no seu interior. 

Outro material ainda preciso para o funcionamento desejado, é um controlador de temperatura e também uma bomba de circulação, que consegue direcionar a água aos coletores. Contudo, será necessário usar ainda um pouco de energia elétrica. 

Depois que a água aquece, ela volta para a piscina, que fica como um reservatório térmico. Dessa maneira, para que a temperatura seja mantida de forma constante, é ideal usar uma capa térmica. 

Além disso, é muito importante analisar como é a área da piscina a ser esquentada, a quantia de irradiação do lugar. Ademais, perceber qual local possui maior absorção de luz solar, para que sejam instalados os painéis. 

Com isso, colocar os painéis no melhor lugar, auxilia para que o aquecedor solar seja mais eficiente. Isso porque, o equipamento de luz solar necessita de um bom espaço para que funcione. Dessa forma, os painéis podem ocupar um grande espaço no quintal ou telhado. 

Onde fica o sistema de aquecimento? 

O aquecedor solar pode ter a instalação no quintal ou no telhado que esteja próximo a piscina. Além disso, há uma regra dos três quartos, nessa o local da superfície do aquecedor deve ter equivalência de 75% do total da superfície da piscina. Ademais, se a piscina ficar exposta durante todo o ano o porcentual sobe para 100%. 

Dessa forma, é perceptível que os coletores de energia solar podem ter instalação tanto no telhado da residência como no quintal. Ainda mais, é preciso observar a orientação e também a inclinação das placas solares. 

A orientação refere-se à direção em que as placas solares são voltadas. Já a inclinação está relacionada ao ângulo em que os painéis estão. Contudo, ambos têm grande influência no desempenho do sistema de energia solar. 

Contudo, a instalação do aquecedor fica localizado no local que mais convém e desenvolve um melhor desempenho do sistema. Dessa forma, pode estar em uma área pertencente ao quintal ou em um local em cima do telhado. 

Quando é viável usar energia solar para aquecer a piscina? 

É viável usar a energia solar para aquecer a piscina, quando se quer essa adaptação. Além disso, esse tipo de sistema permite uma maior economia e também sustentabilidade. Ademais, essa instalação pode ser feita por aqueles que querem evitar o uso de energia elétrica. Contudo, além de favorecer o conforto e bem estar, a partir desse sistema é possível ter uma economia, pois é uma fonte energética renovável e que não necessita de muita manutenção. 

Ademais, esse sistema de energia favorece o meio ambiente. Isso acontece porque se tem menos emissão de gases poluentes em decorrência do uso de uma fonte renovável. Dessa maneira, as usinas térmicas não tem tanto uso. Outra vantagem ainda, é que a partir desse sistema de energia solar, é possível ter mais durabilidade. 

Além disso, esse sistema funciona muito bem no inverno. Mesmo não tendo muita geração de calor nessa época, os aquecedores conseguem funcionar de maneira adequada, tendo a economia de energia. Contudo, em decorrência de haver menos irradiação do sol, a capacidade de calor na água da piscina tem uma reduzida, tendo menos capacidade de aquecer. 

Outro fator que favorece esse sistema de aquecimento, é por possuir uma fácil instalação e pouca precisão de manutenção. Para instalar o equipamento, é preciso um processo simples e que dura bastante. Além do mais para fazer a manutenção, é necessário somente limpar as placas com água, vassoura de pelos e sabão neutro, ademais esse processo é realizado a cada seis meses. 

Contudo, esse sistema de aquecimento de piscina por meio da energia do sol, possui uma versatilidade muito favorável. Isso ocorre, porque esse equipamento pode ter sua instalação em qualquer tipo e tamanho de piscina.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.