Como cuidar da saúde bucal nas férias; Dentista explica como curtir sem comprometer a saúde bucal

Para muitas pessoas, janeiro é sinônimo de férias, viagens e passeios. Essa mudança na rotina pode fazer com que os hábitos saudáveis sejam deixados de lado, entre eles, a realização diária da higiene bucal.

Além disso, nas férias, pode acontecer o aumento no consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos e frutas cítricas e alimentos açucarados, como sorvete. Todos esses fatores podem danificar a saúde bucal, favorecendo o surgimento de sensibilidade, manchas nos dentes e até mesmo doenças como cáries e gengivite.

Para te ajudar a aproveitar as férias sem comprometer a dentição, a dentista Bruna Almeida Especialista em implantes e prótese sobre implante aponta alguns cuidados indispensáveis. Vem ver:

“Durante as férias a rotina muda e fazemos refeições fora de hora e aumentamos o consumo de alimentos e bebidas.  Por isso a regra de escovar de manhã, depois das principais refeições e a noite pode ser quebrada.  Por isso é bom ter sempre consigo escova e creme dental.  E escovar sempre que fizer uma refeição.  Esse negócio de ter vergonha de escovar os dentes no banheiro do restaurante é bobagem.  Tem que faze”, comenta Bruna.

Para a dentista, é indispensável cuidar não apenas dos dentes mas também das gengivas. “As gengivas são tão importantes como os dentes. A saúde delas depende de uma boa higiene . Se as gengivas inflamam é porque a placa bacteriana está presente em excesso.  O uso de fio dental é muito importante. Gengiva doente compromete os dentes e é a principal causa do mau hálito”.

Alimentos açucarados podem provocar inflamação nas gengivas?

“Alimentos açucarados , quando consumidos em excesso, causam mal aos dentes e gengivas. Eles diminuem o Ph da boca, favorecendo a desmineralização dos dentes e o aumento da placa bacteriana, que afeta a saúde gengival”, afirmou a especialista.

Outro fator importante de cuidados é com os aparelhos ortodônticos. “Os aparelhos ortodônticos são por natureza, devido ao volume e características, um fator que dificulta a limpeza da boca. Por isso, além de uma escovação rigorosa, o uso de fio dental e escovas interdentais, deve-se usar enxaguatórios bucais, indicados pelo seu dentista”, conclui Dra. Bruna.

Caso você note a presença de cáries ou sintomas de outras doenças orais, o melhor a se fazer é consultar um cirurgião-dentista.

Dra. Bruna Almeida é dentista, especialista em implantes e prótese sobre implantes

 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn