Como perdoar alguém pode fazer bem para o corpo e a mente

O estresse, o rancor e a angústia afetam negativamente a saúde, afirma o Neurocirurgião Dr. Cesar Cimonari

Você consegue perdoar situações ou pessoas que lhe trouxeram traumas? Ou faz parte do grupo de indivíduos que lembra exatamente o que tal pessoa fez em “uma tarde de domingo em março de 2015”? Se você precisa de bons argumentos para repensar sua atitude, a ciência tem mostrado que o perdão pode trazer benefícios para a saúde física e mental. Isso não significa que iremos relativizar ou esquecer o que aconteceu, mas podemos dar um passo adiante no assunto.

Durante sua participação no ‘PodPapoVanguarda’, podcast da Tv Vanguarda afiliada da TV Globo, no Vale da Paraíba, o médico e Neurocirurgião, Dr. Cesar Cimonari falou sobre o que acontece com o corpo e o cérebro de uma pessoa quando é tomada pelo sentimento de angústia e quando se trata de perdão.

Estudos científicos mostram que rememorar situações e trazer à tona sentimentos e episódios emocionalmente desgastantes podem afetar a saúde. Isso porque há uma influência nos níveis de tristeza ou raiva, sentimentos que, em excesso, prejudicam o equilíbrio emocional. Já o ato de perdoar pode reduzir o risco de ataques cardíacos, o nível de colesterol, melhorar a qualidade do sono, além de regular os níveis de estresse, depressão e ansiedade, segundo um levantamento feito pela Johns Hopkins.

Mas afinal, o que acontece com o nosso cérebro quando estamos preocupados ou angustiados?

O estresse e a ansiedade intensificam a atividade nervosa, elevando os níveis de hormônios, como adrenalina e cortisol. Isso também altera a percepção de tempo e, caso ele pareça insuficiente para se fazer tudo o que deseja, o corpo começa a manifestar que o emocional e o psicológico estão esgotados.

Outro ponto levantado também no Podcast foi a questão do perdão, como ele age no nosso cérebro.

O perdão pode ajudar na melhora da saúde mental e emocional, contribuindo para a superação do sofrimento, da raiva, do rancor e até da ansiedade. O processo de perdão também é uma rica ferramenta de autoconhecimento, onde você começa a entender o motivo pelo qual as vezes você se sente desconfortável diante de uma situação ou pessoa.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn