Como vender meu imóvel mais rápido? Esta é uma pergunta recorrente para aqueles que querem vender uma casa ou apartamento. Cada um adota uma estratégia. Enquanto uns procuram o máximo de imobiliárias em seu bairro, outro se aventuram em criar anúncios e sair divulgando pelas redes sociais na esperança de realizar um bom negócio.
Daí, então, surge a dúvida, qual a melhor forma de se obter um bom resultado na hora de vender meu imóvel?
Para isso falamos com Bruno Moreira, um corretor de imóveis de alto desempenho, especializado em compra e venda de imóveis usados em São Paulo. Com uma visão cirúrgica do assunto ele traçou 5 dicas que podem te ajudar na hora de vender seu imóvel.
Por onde começar?
O primeiro passo para garantir um bom negócio e vender o seu imóvel mais rápido é saber quanto realmente vale o imóvel. Segundo o especialista, muitos se deixam levar pelo lado sentimental e não levam em consideração pontos importantes, fazendo com que o imóvel seja anunciado por um valor completamente fora do valor de mercado e isso é um prato cheio para o imóvel ficar encalhado.
É necessário realizar uma avaliação, para descobrir o valor real e atual do seu patrimônio. “Uma avaliação não levará em conta somente aspectos do imóvel mas também particularidades do bairro, do mercado e até mesmo uma análise da demanda por este tipo de imóvel”
É importante que um profissional qualificado seja incumbido desta função para que a avaliação seja precisa.
Agora que você já sabe o preço do seu imóvel, vamos às dicas que o especialista Bruno Moreira separou para você vender seu imóvel mais rápido!
1 – Organize
“Pode parecer exagero falar disso aqui, mas por experiência eu afirmo: nunca é demais lembrar.” brinca Bruno. É importante verificar não só na hora das fotos, mas principalmente na visita de que tudo estará em seu devido lugar. Isso ajudará a transmitir um ar mais amistoso. Pense que o cliente está em um momento estressante, e isso por si só já é algo que o consumirá bastante. Imagine ainda ele ter que lidar com um imóvel cheio de informação e bagunça para processar?
Organize camas, fios, estantes, prateleiras e tudo o que fica aparente aos olhos. Esses detalhes fazem muita diferença!
Organize também sua agenda e deixe dias para receber as visitas dos interessados, isso evitará desencontros e perca de oportunidades.
2 – Providencie melhorias ao imóvel
Realizar pequenas reformas é uma maneira muito simples de tornar seu imóvel mais atraente aos olhos dos compradores o que pode facilitar na venda.
Procure também corrigir aqueles pequenos defeitos que muitas vezes é deixado para depois. Uma torneira quebrada, uma parede descascando podem não impactar no dia a dia, mas tornam-se grandes pontos negativos durante a visita do possível comprador.
Estes pequenos reparos além de ajudar na apresentação irão sem dúvida auxiliar na tomada de decisão dos compradores.
3 – Faça ótimas fotografias
Faça fotos profissionais!
Não é nem preciso falar que nos dias atuais as pessoas consomem muito material diariamente, e isso inclui fotos. Ainda mais quando se está em busca de um imóvel, os compradores recebem dezenas, centenas de fotos de imóveis. Certamente você não quer que a sua seja só mais uma. Ou pior: você não quer que a sua seja uma das rejeitadas!
As fotos terão o poder de impactar positiva ou negativamente, então não perca a oportunidade de impactar. São através das fotos que os clientes decidem avançar para a etapa de visitas.
Além das fotos, vídeos e até mesmo tour virtual podem ser um diferencial para atrair os clientes.
5 – Conte com a ajuda profissional
Por mais que todas as dicas apresentadas são funcionais e irão facilitar sua vida na hora de vender seu imóvel, um profissional sempre estará alguns passos à sua frente e saberá como potencializar os resultados de venda do seu imóvel. Além de realizar com destreza a avaliação, precificação, e produção de fotos, textos e anúncios, ele atuará em todo processo, seja na filtragem dos curiosos, na avaliação do perfil ideal de cliente e até em questões jurídicas.
6 – Dica bônus
Nosso especialista em vendas de imóveis Bruno Moreira ainda separou uma dica Bônus: o que não fazer para vender seu imóvel mais rápido.
É muito comum proprietários distribuírem a oferta de seu imóvel pelo maior número de imobiliárias possível, achando que isso irá agilizar, mas segundo Bruno este é o maior erro que se pode cometer, pois segundo ele, um imóvel disponibilizado em diversas imobiliárias será apenas mais um produto que é posto em uma prateleira. Ficará lá até que alguém o procure ou o veja por acaso. Geralmente as imobiliárias possuem um grande número de imóveis e desta forma é impossível seus corretores conhecerem todos os produtos.
Outro fato agravante de distribuir o imóvel é que os clientes receberão por diversas vezes as mesmas fotos, isso desperta em quem tá comprando uma sensação desconfortável. É muito comum imaginarem que o imóvel está à venda por algum tipo de problema.
Outro fato é que o imóvel acaba perdendo sua atratividade. Por estar com excesso de exposição, acaba se tornando “paisagem” comum aos olhos de compradores.
Para não sofrer com este problema, recomenda-se assinar uma gestão de exclusividade com um corretor que lhe apresente uma boa proposta. Isso fará com que ele trabalhe seu imóvel de forma exclusiva aumentando a atratividade da oferta. Você terá um profissional dedicado quase que 24h por dia trabalhando para vender seu imóvel.
Quer conhecer um pouco mais da Gestão de Exclusividade?
Fale com nosso especialista Bruno Moreira e tenha acesso à um serviço que potencializará a venda do seu imóvel em até 5X.
Bruno Moreira – Corretor de Imóveis na Biliu Negócios Imobiliários.
Informações: @brunomoreiraonline
Fale com Bruno: (11) 98487-9903