Conheça dicas para diminuir sua conta de luz | Contei

Desde o último mês de maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o aumento da bandeira amarela, o que deixou a conta de luz 50% mais cara para os brasileiros.

Mas você sabia que com algumas reformas e mudanças na decoração é possível diminuir a conta?! Pedro Pugliese, da Help Reformas (RJ), ensina alguns truques simples que vão ajudar a diminuir a conta de luz.

Ambientes mais claros:
“Na hora da construção pense em ambientes que vão receber a luz externa, com janelas maiores e portas com bastante vidro, fazendo com que q luz do sol entre durante todo o dia. Economizando assim na luz artificial” –

Cores mais claras:
“A escolha da tinta também pode ser um diferencial na hora de economizar. Por exemplo, uma sala com as paredes brancas ou com tons claros faz com que o local não precise de luz artificial o tempo todo”

Lâmpada de baixo consumo:
“As lâmpadas de LED podem ser mais caras porém consomem menos energia. É um custo benefício válido”.

Sensores de presença:
“Outra dica bastante importante para quem tem condições é utilizar sensores de presença em alguns ambientes específicos, assim, mesmo que esqueça de apagar as luzes, elas se apagarão sozinhas”.

Pense na disposição dos eletroeletrônicos
“Você pode não saber, mas o modo de uso dos aparelhos eletrônicos e até mesmo a posição deles dentro de casa podem aumentar o consumo de energia. No caso de geladeira ou freezer, deixe-os em local arejado. Se o sol incidir diretamente, tenha certeza de que o consumo de luz também será maior”.

Hora da manutenção:
“Por fim, fiação elétrica antiga contribui para o maior consumo de energia. Mantenha-a sempre nova”.

Ambientes bem ventilados:
“Portas e janelas amplas permitem que o ambiente fique mais ventilado o que ajuda a diminuir a necessidade do ar-condicionado”.

Persianas:
“Outro truque é o uso de persianas. Elas vão ajudar a reter o calor e assim também ajudam a diminuir o uso do ar condicionado”.