Dia da Lasanha | Contei

Dia 29 de Julho é comemorado o Dia da lasanha. A receita tradicional é italiana, apesar dos ingleses confrontarem essa teoria, uma vez que existem  evidências de que há um prato muito similar conhecido como “loseyns” (lê-se lasan), comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

Polêmicas a parte, o fato é que no Brasil o prato ganhou o gosto popular e as mais diversas formas.  Thai Barde, proprietária da empresa Thai Fit, garante que sua receita em versão saudável faz o maior sucesso:

“A versão mais saudável substitui a massa por berinjela e utiliza 200g de patinho moído. Você pode substituir o queijo por opções mais leves como ricota também”, orienta Thai.

Confira a receita da lasanha light de Berinjela e muzzarela da Thai Fit (@thaifitdelivery) 

  1. Receita de lasanha light de Berinjela e muzzarela

Ingredientes:

1 Berinjelas cortada ao meio;

2 tomates maduros;

200g de patinho moído e refogado no alho e cebola

1/2 cebola picada;

1/2 dente de alho amassado;

Sal a gosto;

Orégano a gosto;

Salsinha picada a gosto;

50 g de muzzarela light;

1 colher de chá de azeite de oliva.

Modo de preparo:

Higienize a berinjela, fatie e tempere com sal a gosto. Reserve. Bata no liquidificador os tomates, o alho, sal e orégano. Em uma assadeira disponha uma camada de molho de tomate, outra camada com as fatias de berinjela, mais molho, carne moída, queijo e repita o processo até terminar. Disponha a salsinha e orégano por cima e um pouco mais de queijo e leve para gratinar em forno médio por 30 minutos. Regue com um pouco mais de azeite de oliva e sirva em seguida.