Dia do mau humor | Contei

Nutricionista revela quais são os alimentos que ajudam nessa hora

Dia de 13 de novembro é o Dia do Mau humor. Presente na vida de qualquer ser humano esse mau nem sempre está atribuído somente a condições sentimentais, pesquisas confirmam que níveis baixos de serotonina no sangue podem gerar o desconforto. Mas independente do motivo da tristeza, existem alimentos capazes de levantar o astral.

A nutricionista Luma Monteiro, do @minhanutri, separou uma lista de alimentos que podem ser usados como antidepressivos naturais e dar aquela animada no seu dia a dia.

  1. Ovos: “Inicie o seu dia consumindo ovos fritos ou cozidos e veja seu humor se transformar. Isso acontece porque esse alimento é rico em vitamina D, que também é produzida no corpo através da exposição da pele à luz solar”.
  2. Nozes: “Excelentes opções para os lanches intermediários da tarde,elas são ricas em triptofano, um aminoácido essencial (que o organismo não consegue produzir) importante para a sintetização de serotonina e melatonina no corpo.
  3. Frutas Secas: “O lanche da tarde também pode ser rico em serotonina também. Inclua frutas secas como: damasco, tâmaras e uvas passas. Elas contêm triptofano e são bastante ricas em magnésio. Pesquisas indicam que a ingestão de quantidades adequadas de magnésio promove mais resistência a estímulos de estresse, o que nos ajuda a lidar melhor com preocupações e problemas”.
  4. Soja: “Rica em triptofano, além de ajudar a te deixar mais feliz é um alimento super nutritivo e pode ser consumido na hora do almoço ou no pós treino”.
  5. Temperos: “A capsaicina é o ingrediente que garante que temperos como pimenta chilli e paprica ajudem a combater a tristeza. Isso ocorre porque eles produzem a sensação de queimação, essa irritação ao ingerir esses alimentos liberam a endorfina, uma espécie de morfina naturalmente produzida pelo próprio corpo. É o efeito analgésico da morfina que contribui para a sensação de bem-estar”.