O aparelho celular se tornou uma das maiores ferramentas das pessoas nos últimos 10 anos. Hoje em dia, qualquer pessoa precisa do seu smartphone para o trabalho, tarefas diárias e até entretenimento.
Porém, será que o uso do aparelho pode afetar sua saúde? A resposta é sim, principalmente, quando se trata da saúde da sua coluna.
Você, provavelmente, está acessando esse conteúdo, assim como muitos outros, diretamente do seu smartphone e seu pescoço sempre fica inclinado para baixo, acertamos?
Além disso, pare para perceber, depois de finalizar a leitura, quantas vezes no dia você mantém essa postura, o chamado ‘Pescoço Tecnológico’.
Para ajudar a esclarecer o assunto, convidamos a Fisioterapeuta, Dra Luthiesca de Freitas, que vai explicar melhor os riscos de continuar com esse mau-hábito postural ao fazer uso do seu aparelho celular.
Luthiesca explica os riscos da postura “Pescoço Tecnológico”
Segundo a Fisioterapeuta, quando estamos utilizando o celular com a cabeça baixa, fazemos um movimento de inclinação do pescoço em um ângulo de 60°, com isso, a nossa cabeça se torna mais pesada, podendo chegar a mais de 20 Kg.
“A flexão do pescoço, naturalmente , ocasiona dores na cervical, devido ao peso exercido quando estamos usando celulares e tablets”, explica. No entanto, outros fatores também devem ser considerados: “Muitas pessoas utilizam o celular o dia inteiro e com isso ficam horas com o pescoço inclinado. Dessa forma, podemos considerar que quanto mais horas estamos com o smartphone nessa posição, mais dores e incômodos podemos sentir”, afirma a especialista.
Hoje, sabemos que as crianças e os adolescentes têm mais acesso aos aparelhos eletrônicos como os smartphones ou tablets. Assim, cada vez mais, esses problemas podem atingir os mais novos também.
Como melhorar a dor cervical?
Para a Dra. Luthiesca, o primeiro passo é ter consciência sobre o problema e começar a se corrigir, sempre que se perceber nesta postura. O ideal é usar o celular com a cabeça erguida e reta. Sempre focando em sua postura na cadeira, sofá ou cama.
Além disso, praticar exercícios, fazer caminhadas ou até mesmo alongamentos, pode ser interessante e vai ajudar a combater esses efeitos. Resumidamente, sempre fique atento à sua postura e pense em reduzir o uso do celular.
Marque uma consulta com a Dra. Luthiesca
A Dra. Luthiesca oferece um programa de fisioterapia completo, onde o objetivo é aliviar a dor, melhorar a mobilidade e restaurar o funcionamento normal das articulações. Você encontrará um ambiente acolhedor, onde os pacientes se sentem à vontade para tratar os sintomas da Tech Neck e qualquer outro problema na cervical.
O mais importante de tudo é que a fisioterapia é realizada de forma 100% PERSONALIZADA. A relação entre o fisioterapeuta e o paciente deve ser muito próxima para que todos alcancem o mesmo objetivo.
Atualmente, a Dra Luthiesca Freitas atende no Espaço Vogue Corpo e Mente. Localizado no Shopping Vogue Square, na Barra da Tijuca, Av. das Américas 8585, sala 449.
Agende a sua consulta: 21 995926683
Acompanhe o @espacovoguecorpoemente
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.