Dr. Maciel de Carvalho reúne dicas fundamentais para tirar a empresa do vermelho

2023 começou e, no caso de muitos empreendedores, muitas dívidas batem à porta. Mas, com algumas dicas, é possível sair do déficit em sua empresa e reorganizar as finanças logo nos primeiros meses do ano.

 

Quem explica é Dr. Maciel de Carvalho, “É notório que, mesmo com o ânimo do começo do ano, cuidar do orçamento do negócio continua sendo um desafio para muitos empreendedores brasileiros. Se com as finanças pessoais já é difícil ter controle, em uma empresa, torna-se ainda mais complicado, visto que um negócio envolve capital de giro, datas de pagamento e de recebimento, salários de funcionários, entre outros gastos fundamentais para o bom funcionamento da empresa”.

Dr. Maciel de Carvalho, também conhecido como Dr. Carvalho, é original de Brasilia-DF e tem formação em Direito, Filosofia, Teologia e Administração de Empresas. Pós Graduado em Código de Processo Civil, Código Civil, Código de Processo Penal, Código Penal, é Mestre em Filosofia, MBA em Gestão de Empresas e Negócios Internacionais, além de MBA em Finanças e Gerenciamento de Projetos.

Se equilibrar as finanças de sua empresa é uma de suas metas para o ano de 2023, confira algumas orientações dadas por Dr. Maciel para começar a aplicar em seu negócio:

 

Invista em uma consultoria empresarial e financeira

 

Inicialmente, as contas de uma empresa parecem simples de serem gerenciadas. Porém, a partir do momento que você começa a ter mais responsabilidades, as despesas podem sair do seu controle.

Além disso, sabemos que as questões tributárias são bastante complicadas. No Brasil, existem inúmeros tributos e leis que você deve respeitar. Quem subestima esse assunto pode receber intimações fiscais e correr sérios riscos de ficar no vermelho.

Por isso, é fundamental investir em um acompanhamento empresarial e financeiro para o seu negócio, para que todas as dívidas sejam resolvidas, analisando o fluxo de caixa, as pendências e também qual a margem para resolução desses problemas que sua empresa possui.

 

Maciel de Carvalho

Renegocie suas dívidas

 

Renegociar dívidas é essencial para sair deste cenário deficitário.

Antes de tomar qualquer atitude, faça um bom planejamento financeiro, a fim de garantir que tudo o que foi negociado seja fielmente cumprido.

Sem o planejamento antes de renegociar as dívidas, você pode entrar em uma bola de neve e não cumprir o que foi acordado no contrato — e isso impacta, diretamente, na sua credibilidade e na sua imagem no mercado.

Para possibilitar essas estratégias, você pode:

  • Reestruturar o orçamento da empresa para que tenha os valores bem definidos;
  • Definir prioridades de quitação e de compra e fugir dos exageros;
  • Atentar-se aos prazos de pagamento para garantir credibilidade e crédito no futuro;
  • Ter cuidado com as despesas não explícitas, como multas.

 

Separar conta pessoal da empresarial

 

Um dos erros mais comuns em empresas de pequeno e médio porte é não distinguir as dívidas pessoais das empresariais. Tenha em mente que esse é um erro fatal!

O primeiro passo é separar as contas correntes da empresa e da pessoal.

Além disso, é interessante estabelecer as retiradas e um limite para gastos, tanto em sua família quanto em seu trabalho.

Caso precise fazer uma compra e não tenha dinheiro suficiente no caixa, por exemplo, opte pelo adiamento ou pela redução do pedido, e assim não será necessário retirar da sua conta pessoal, gerando gastos imprevistos.

 

Foque, todos os dias, no seu fluxo de caixa

 

“O fluxo de caixa é uma tabela que apresenta uma somatória dos seus ganhos e gastos em um certo período de tempo. Quando você usa seu fluxo de caixa e registra o que tem a pagar, você antecipa períodos de dificuldade”, explica Dr. Maciel.

Ao registrar uma despesa que deverá ser quitada daqui a três meses, por exemplo, você já antecipa um saldo negativo no futuro. Assim, já pensa em estratégias para cobrir o gasto e não cair em dívidas. “A manutenção e controle do caixa da empresa deve ser um trabalho contínuo” esclarece Dr. Maciel.

 

Maciel de Carvalho

Tenha um sistema de gestão

 

Parece complicado olhar para tudo isso? Profissionalizar o cuidado com as contas da sua empresa permite que você tenha documentadas partes importantes do negócio, sem o trabalho braçal de completar um papel ou uma tabela do Excel. Essa é uma opção especialmente para os negócios maiores, onde o trabalho de computação é ainda maior.

Seja por um sistema ou por uma solução mais simples, ter tudo registrado vale a pena: quando esse cadastro não existe, é muito difícil ver a situação real do empreendimento, afirma Dr. Maciel de Carvalho. “O empreendedor não consegue ver qual o tamanho do seu lucro ou do seu prejuízo. Sem isso, não tem como desenvolver um plano de ação”.

Com essas dicas do especialista Dr. Maciel, sua empresa já pode iniciar o ano com o pé direito, mandando as dívidas embora e reorganizando as finanças para manter-se, sempre, no verde.

Através de sua consultoria e assessoria financeira, empresarial e tributária, Dr. Maciel fornece todo planejamento direcionado ao crescimento e expansão da sua empresa, através de estratégias e métodos validados, com toda a praticidade, responsabilidade econômica e credibilidade, que são sua marca registrada.

Acompanhe mais sobre o trabalho de Dr. Maciel de Carvalho em sua rede social, através do Instagram: @macielcarvalho_oficial

 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.