Geralmente associada ao ganho de peso, a papada é uma camada extra de gordura que é substancial o suficiente para formar uma “dobra” abaixo do queixo. Pessoas magras também podem ter papadas, pois variam de genética, envelhecimento da pele à estrutura facial ou até más posturas. Embora algumas dessas causas estejam além do nosso controle, podemos recorrer a procedimentos estéticos para obter uma linha mandibular mais atraente. O Dr. Pedro Mancini, especialista em estética explica que: “a papada tem uma causa multifatorial, principalmente o ganho de peso, mas também é uma gordura localizada, então muita gente perde peso e não perde a papada, porque é uma gordura de difícil reabsorção pelo corpo. Mas também tem outros fatores como excesso de pele, uma musculatura mais forte, falta de estrutura de queixo e mandíbula que não permitem uma estruturação de terço inferior da face e nisso acaba pesando sobre o pescoço e causando a papada.”
Felizmente, existem opções não-cirúrgicas para se livrar da gordura indesejada sob o queixo. Mancini aponta algumas delas: “existem várias substâncias que podem ser usadas pra lipo química de papada: a que eu mais gosto é o ácido deoxicólico, o famoso Kybella. É o produto mais novo que existe no mercado, não causa dor, nodulações, hematomas, e só age na célula de gordura. Existe também o desoxicolato de sódio, que é um produto mais antigo, e apesar de eficiente causa mais dor e desconforto na aplicação, já o deoxicólico causa praticamente zero efeitos colaterais. Existe também o tripeptídeo, um produto mais fraco, porém eficiente, que podemos utilizar como terceira via. Hoje existem milhares de ativos de intradermoterapia que podemos associar pra ter um resultado mais potente.”
Sobre a forma de aplicação do produto, o especialista afirma que é um procedimento praticamente indolor: “é um procedimento minimamente invasivo, porque tem aplicação com agulhas finíssimas e não é tão invasivo quanto uma lipo mecânica. São injeções com o líquido que dissolve a gordura aplicado em toda a região de papada. E por não ser tão invasivo precisa-se de várias sessões pra resolver e isso é avaliado cada caso em consultório. O ácido deoxicólico e o tripeptídeo são indolores, eles não ardem, não queimam, o desoxicolato de sódio já é mais doloroso, precisa ser associado a produtos anestésicos pra injetar, mas de um modo geral é um procedimento bem suportável de maneira geral.”
De acordo com o especialista o número de sessões varia de paciente para paciente: “geralmente são feitas de 3 a 7, mas tem pacientes que tem um ótimo resultado da redução da papada que fazem duas sessões e já ficam felizes com o resultado. O resultado começa a ser visível a partir de sete dias.”
De contraindicações apenas os pacientes que tem alergia ou sensibilidade a algum dos produtos utilizados ou alguma doença, sistêmica ou local, ativa.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.