Dra Mônica Bergamo Otorrinolaringologia e Médica do esporte especialista em medicina integrativa detalha cuidados com a saúde no programa Saúde e Você
“Tradicionalmente as pessoas só procuram o médico quando elas já estão doentes ou quando elas apresentam algum tipo de sintoma", diz a especialista
No estudio do Saúde e Você deste domingo, 21 de agosto, Duda Rodrigues recebeu a dra Mônica Bergamo Otorrinolaringologia e Médica do esporte especialista em medicina integrativa para falar sobre saúde e qualidade de vida.
A medicina vem evoluindo a fim de encontrar novas maneiras de realizar exames, tratamentos e outros procedimentos, tudo para garantir que os pacientes ganhem qualidade de vida.
Você já ouviu falar a respeito de tratamentos complementares ou até mesmo alternativos à medicina convencional?
Existem diversas vertentes desse tipo de abordagem e uma delas tem ganhado cada vez mais adeptos, além do respaldo da própria Organização Mundial da Saúde (OMS): a medicina integrativa.
“A medicina integrativa faz uma intervenção na bioquímica, na parte da metabologia do paciente para impedir que as doenças apareçam. Caso as doenças já se estabeleceram, ao invés de medicar, a gente vai agir nesse proesso para reverter o estado da saúde e o paciente voltar a ser saudável”, afirma dra. Mônica.
É importante ressaltar que as terapias propostas pela medicina integrativa visam nunca substituir, mas complementar o tratamento tradicional, que passa a abordar também o contexto do paciente e sua doença, visando a cura e o bem-estar do indivíduo. A médica do esporte afirma que existem três pilares na medicina intergrativa
“Tradicionalmente as pessoas só procuram o médico quando elas já estão doentes ou quando elas apresentam algum tipo de sintoma. Os pilares da medicina integrativa são basicamente três, a realização de exames precoces mesmo na ausência de sintomas, uma avaliação integrada do paciente e o tratamento, que é individualizado, personalizado”, comenta a especialista.
A medicina integrativa é justamente a integração das duas formas: convencional e complementar, sempre com o objetivo de oferecer o melhor cuidado ao paciente, pensando no cuidado físico, emocional e mental. É uma união de diferentes métodos profissionais para potencializar a capacidade natural de cura do paciente.
O Saúde e Você vai ao ar todos os domingos as 08h55 pela Tv Band Vale. Acompanhe também na íntegra as entrevistas através do canal do Grupo Saúde e Você no youtube.
*Por Jairo Rodrigues