Dra. Naiara Baldanza fala sobre a importância da celeridade processual em causas de direito de família

Especialista em direito de família fala sobre a importância de combater a demora nos processos de direito de família e cita os casos de violência doméstica como exemplo.

O direito de família é uma área extremamente importante para a sociedade, pois trata de questões que interferem diretamente na formação de novos cidadãos. Por exemplo, uma causa de pensão alimentícia vai além da pensão em si, pois diz respeito à condição de vida e sobrevivência de uma criança. 

Além disso, as causas muitas vezes envolvem questões delicadas e diretamente ligadas às emoções humanas.  Por esse motivo, a celeridade processual nos casos de direito de família é de extrema importância. 

“Os  processos judiciais prolongados aumentam a tensão da situação, além de trazer sofrimento adicional pela espera e pela morosidade da situação ser resolvida”, afirmou a Dra. Naiara Baldanza, especialista em direito de família

Celeridade processual nos casos também envolve segurança 

Naiara Baldanza

Embora a solução rápida dos processos que envolvem questões familiares seja um desafio, a questão não deve ser encarada apenas por burocracia. Existem casos em que a demora na resolução pode ser fatal para um dos envolvidos. 

“Muitas mulheres procuram a justiça diariamente por violência doméstica e abuso. Esses casos demandam ainda mais urgência quando chegam no âmbito do direito de família, podendo envolver divórcios com bens, ordem de restrição, guarda de filhos e pensão.” pontua a Dra. Naiara Baldanza. 

A advogada especialista em direito de família afirma ainda que é dever da justiça fornecer um trâmite processual rápido para tirar a vítima da situação de vulnerabilidade o quanto antes. 

No entanto, não é apenas a fluidez do processo que deve ser observada. É preciso garantir que a justiça entenda a complexidade de cada caso e chegue a uma solução justa e eficiente. 

“Precisamos de rapidez e de preparo humano para entender as particularidades de cada família e de cada caso, analisando a situação com profundidade e dando suporte psicossocial adequado. É nosso dever enquanto profissional de Direito garantir que adultos e crianças em situações de risco sejam assistidas tanto financeiramente quanto psicologicamente” finaliza a advogada.

A Dra. Naiara Baldanza é associada da IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família) e aborda essas e outras temáticas com mais profundidade em suas redes sociais. Siga para saber mais: @naiarabaldanza.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn