Você está empreendendo na música? Embora muitas pessoas tenham medo de arriscar nesse segmento, existem aqueles profissionais que sabem que, na verdade, essa é uma opção de carreira excelente para quem ama música e quer desenvolver seus dons artísticos para criar uma carreira de sucesso.
O empreendedorismo consiste em criar o seu próprio negócio e investir em sua própria carreira. Nesse sentido, o mercado da música música abre muitos caminhos para quem quer ganhar dinheiro, seja na internet, em casas de shows, festas, enfim. São muitas as opções!
Ao longo desse artigo, vamos explorar todas essas possibilidades para que você tenha uma ideia melhor de como é possível investir em seu futuro na música. Então, sem mais delongas, vamos começar? Empreendendo na música: 5 formas de faturar soltando a voz
Divulgue seu trabalho na internet
Atualmente, a internet é a melhor amiga de qualquer empreendedor, independentemente do segmento no qual ele atua. Afinal, o mercado digital conta com plataformas como o Google, as redes sociais, sites e blog que podem ser as plataformas ideais para você divulgar seu trabalho.
Ao publicar um vídeo seu cantando, você amplia o alcance do seu trabalho. Logo, mais e mais pessoas podem conhecer a sua música e, então, recomendá-la para pessoas que podem fazer uma contratação.
Além disso, no cenário musical, quanto mais conhecido você for, melhor. Sendo assim, vale a pena investir na produção de conteúdo para a internet. Dê preferência para redes como o Instagram e o TikTok, já que você pode publicar vídeos cantando e fazer com que as pessoas conheçam, de fato, a sua voz e o seu trabalho.
Monte um negócio para festas e eventos
Quem está empreendendo na música também enxerga uma excelente oportunidade no mercado de festas e eventos. Principalmente se você tiver uma banda, vale a pena investir na criação de um negócio com foco na música para celebrações.
É possível fazer performances em casamentos, aniversários, formaturas, festas corporativas e muito mais. Uma das grandes vantagens deste segmento é que ele é extremamente lucrativo, já que o orçamento de música em eventos costuma ser maior do que no caso de performances independentes.
Para isso, você também vai precisar divulgar muito bem o seu trabalho online. Nesse caso, vale a pena investir em um site e portfólio que mostre aos organizadores dos eventos como é o seu trabalho e por que vale a pena fazer a contratação para uma festa inesquecível!
Faça performances em bares e em lugares artísticos
Em contrapartida, se você não gosta de eventos corporativos e busca um empreendimento que seja mais artístico, você pode também investir nas performances independentes. Muitos cantores costumam apresentar suas canções nas ruas, em pontos turísticos de suas cidades e em locais próprios para esse tipo de performance.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que esse não é um negócio lucrativo, com a consistência certa – e, claro, muita divulgação! – você pode conseguir excelentes gorjetas e ampliar o alcance da sua música. Para isso, procure ter uma agenda fixa para que as pessoas que já conhecem o seu trabalho saibam onde é possível encontrá-lo.
Crie canções autorais para plataformas de streaming
Plataformas de streaming, como o Spotify ou o YouTube, configuram excelentes oportunidades para quem está empreendendo na música. Ao publicar as suas canções, você tem um canal de divulgação voltado especialmente para a música, contando com todos os meios de divulgação que elas oferecem.
Além disso, ter seu trabalho disponibilizado em streaming confere um toque mais profissional para a sua carreira. Logo, as chances de conquistar ainda mais reconhecimento são maiores.
Dê aulas de canto
Por último, por que não passar o seu conhecimento para a frente? Uma ótima forma de construir o seu próprio negócio soltando a voz é dando aulas de técnica vocal. Assim, você será capaz de formar novos alunos e auxiliar aqueles que também dão seus primeiros passos no mundo da música.
Viu só quantas formas existem de empreender na música? Agora, chegou a hora de escolher o tipo de negócio que mais combina com você e investir em sua própria carreira. Boa sorte!
Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!