Implantes dentários: Especialista em implantes e próteses sobre implantes, Dra Bruna Almeida fala sobre cuidados
A perda de um ou mais dentes pode acontecer por várias razões: acidentes, higiene precária, doenças, infecções, excesso de açúcar e falta de acesso à saúde.
Por esses motivos, as tecnologias de implantes dentários têm evoluído ao longo dos anos e promovem a saúde bucal, digestiva e mental dos indivíduos. Leia o texto até o final para entender como é o processo e os cuidados necessários para uma adaptação sem complicações.
De acordo com Dra. Bruna Almeida que é especialista em implantes e prótese sobre implantes, o tempo para instalar um implante dentário varia de 20 a 40 minutos e o paciente não sente dor. “Se o paciente não tiver nenhum problema sistêmico, a cirurgia é simples e sem corte, além disso, o local é anestesiado e o paciente não sente dor, apenas uma pequena pressão, já para os pacientes mais ansiosos podemos usar a sedação em óxido nitroso”.
Primeira consulta
Esse é o momento em que o dentista irá entender como os dentes (ou a falta deles) influenciam vários aspectos da sua saúde. Você irá responder perguntas sobre a sua rotina, se fuma, quais medicações utiliza etc., pois essas informações servem para compor o histórico clínico.
Aproveite a primeira consulta para tirar todas as dúvidas sobre os implantes, portanto, não tenha receio de conversar com o profissional.
Avaliação clínica e planejamento
Após o primeiro contato, o dentista irá solicitar alguns exames – como a radiografia panorâmica – que vão ajudar no diagnóstico preciso, é preciso avaliar em quais locais foram as perdas (dos dentes) e a espessura do osso a fim de verificar se o paciente possui tecido suficiente, se precisa de enxerto ósseo. Os exames e as avaliações vão determinar quais tipos de próteses são indicados para cada situação.
Sobre prótese na parte inferior, Dra. Bruna explica que é possível ser feito, desde que o paciente tenha osso. “Se o paciente não tiver osso, daí será preciso procurar um Bucomaxilo para fazer um banco de osso para daí sim futuramente fazer o protocolo”.
A especialista esclarece dúvidas também se há desgaste em um dente implantado. “Os implantes têm a saucerização, que é a perda precoce da crista óssea ao redor da porção perimucosa dos implantes, e conforme vai passando o tempo, a idade e a mastigação em volta do implante, ele vai perdendo um pouco de osso, mas tudo muito normal”.
Algumas técnicas foram criadas na tentativa de reduzir a saucerização ao redor dos implantes, baseadas em modificações como; desenho, plataforma, tamanho dos espaços (gaps) e adaptações das conexões protéticas (abutments); alteração da superfície dos implantes; da quantidade de tempos e abordagens cirúrgicas e do preparo dos alvéolos cirúrgico.