João Neto explica como ter saúde emocional no trabalho

Mentor e especialista no assunto revela que trabalhar no piloto automático, muitas vezes, é um primeiro passo para problemas como o burnout

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pulses em 2022, cerca de 80% dos brasileiros se sentem sem disposição para trabalhar. 

A informação mais preocupante é que tais profissionais podem desenvolver a Síndrome de Burnout, uma doença psiquiátrica caracterizada por extrema tensão emocional e estresse, causado pelo trabalho. 

Por isso, é fundamental ter saúde emocional no ambiente profissional, conforme salienta o Mentor de Carreira e Especialista em Análise Comportamental João Neto: “O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para qualquer pessoa ter uma boa saúde mental no ambiente profissional”, enfatiza o especialista. 

João ainda explica que é comum que muita gente trabalhe de forma automática: “Dessa forma, a pessoa consegue ignorar tudo que a incomoda, gerando um estresse severo, em um efeito bola de neve que ela só percebe quando chega a níveis extremos”

Assim, é possível que o indivíduo trabalhe durante anos sem satisfação nenhuma, apenas para ganhar o salário mensal, afetando a sua qualidade de vida também, além de ficar estagnado em sua jornada profissional por um baixo desempenho. 

Como ter uma boa saúde emocional no trabalho, garantir satisfação profissional e ainda uma boa performance em sua carreira?

Ao ter autoconhecimento, é possível identificar o que faz mal a você no ambiente de trabalho para curar tais desconfortos, além de obter outras vantagens profissionais. 

Por isso, em sua mentoria, João fornece um mapeamento comportamental de cada cliente, para que ele conheça seus reais pontos fortes e fracos: “Esse é o primeiro passo para encontrar o equilíbrio”, conta.

Dessa forma, é viável impedir que todos os desconfortos se tornem problemas mais sérios como a Síndrome de Burnout. 

De acordo com João Neto, os problemas que mais incomodam os brasileiros no ambiente de trabalho são: competitividade entre os colegas, metas inalcançáveis, falta de valorização profissional, salário baixo, entre outros motivos. 

João Neto

“É importante se cuidar antes de ter sintomas de estresse no trabalho”, argumenta João Neto. “Por isso, é fundamental investir em adquirir autoconhecimento”, complementa.

Nesse caso, o mais sensato é não esperar o estresse profissional aparecer para tratá-lo. Na verdade, o ideal é investir em autoconhecimento o mais rápido possível, para você se precaver de qualquer problema de saúde mais sério: “Qualquer ambiente de trabalho gera determinado grau de estresse”, enfatiza João Neto.

“Nem mesmo no emprego mais perfeito do mundo, dá para fugir de situações desconfortáveis”, salienta. 

O ideal, portanto, é reconhecer quais são seus pontos fracos e o que faz você ficar estressado no trabalho, para lidar com essas situações de forma saudável. Isso também é essencial para você ter uma carreira sólida e próspera, além de satisfação em sua performance profissional. 

“Eu ofereço orientações para que os profissionais possam resolver problemas relacionados ao trabalho e para acelerar o desenvolvimento pessoal de cada um”, finaliza o mentor. 

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