Lavagem reversa é a solução para os fios oleosos | Contei

Inverno aumenta a oleosidade do cabelo

No inverno é notório que a oleosidade capilar aumenta. Aquele banho bem quente, o uso do secador e da chapinha e a umidade natural que aumenta nessa estação do ano. Tudo colabora para que os fios fiquem mais pesados e com aquele aspecto “sujinho” que não é nada agradável. Além disso, com o coronavírus e o isolamento social, muitas mulheres deixaram de lavar o cabelo diariamente, contribuindo para o aumento desse problema.

Mas o malefício tem solução. Você já ouviu falar da Lavagem Reversa? A técnica é comum no exterior e ganhou adeptos no Brasil. Por aqui, ela vem dominando as redes sociais, com tutoriais no tik tok e Pinterest.

Segundo Victor Padilha, do Studio Nanno – Barra World – Estética, cabelo e esmalteria, a técnica é indicada para mulheres que tem cabelo com a raiz muito oleosa:

“Sem saber, na hora de lavar os fios, as mulheres acabam abusando nas máscaras de tratamento ou no condicionador. E o problema não é só esse. É não conseguir retirar todo o produto do cabelo, isso faz com que a raiz que já é oleosa se torne ainda mais com resíduos dos produtos que ficam”, explica o especialista.

Mas como funciona? O especialista explica que é bem simples: basta inverter a ordem dos produtos, ao invés de passar o shampoo primeiro e depois o condicionador, faça o inverso. Aplique primeiro condicionador em todo o cabelo e aguarde alguns minutinhos, enxágüe e  logo após aplique o shampoo, agora o foco e mais na raiz e não nas pontas.

“O shampoo vai retirar todo o resíduo de creme ou máscara que ficou na raiz fazendo com ela fique mais seca e as suas pontas vão ficar condicionadas”, orienta o especialista.

Para quem quer aderir à nova técnica é importante ressaltar que o shampoo deve ter propriedades hidratantes e o condicionador deve ser adequado ao seu tipo de cabelo, vale consultar um profissional antes. Não é recomendado para quem possui os fios mais grossos e volumosos.

E se o seu objetivo é manter o cabelo liso a lavagem reversa pode não ser para você. Isso porque o uso do xampu depois do condicionador deixa as escamas do cabelo abertas, portanto com mais volume e frizz.