Lipoenxertia: Cirurgião plástico explica a técnica que usa gordura corporal para modelar a face e o corpo

Atualmente, existem dezenas de tratamentos quando o assunto é preenchimento facial e corporal, mas muitas vezes a paciente não consegue identificar qual é a melhor opção que irá atender a sua necessidade. Por exemplo na face, pode-se realizar procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica (botox) e a lipoenxertia.

Na matéria de hoje o Contei/Terra conversa com o cirurgião plástico e especialista, Dr. João Menezes, sobre a lipoenxertia, que consiste na retirada de gordura do organismo da própria paciente para recolocação em outras partes do corpo, restaurando seus contornos. No rosto, ela pode ser utilizada para aumentar os lábios, para diminuir o ‘bigode chinês’, queixo, “região da olheiras”, região temporal e para melhorar a projeção malar.

De acordo com o Dr. João, o procedimento da lipoenxertia envolve várias etapas. “A primeira delas é a lipoaspiração, técnica usada para a retirada da gordura e depois é feito o processamento dessa gordura que é processada e purificada para preparar as células de gorduras para injeção e a terceira etapa, as células de gorduras processadas que são usadas em áreas especificas do rosto, para rejuvenescimento ou correção de linhas e sulcos”, comentou o médico.

Dr. João afirma ainda que o procedimento de linpoenxertia é uma alternativa natural para restaurar volumes. “É utilizado o próprio tecido liposo do paciente para isso, é importante dizer que como em qualquer procedimento cirúrgico há riscos associados e os resultados podem varia de pessoa para pessoa”.

O especialista faz um alerta. É importante também discutir as expectativas, benefícios e possíveis complicações, com um cirurgiã plástico qualificado antes de decidir se submeter a uma lipoenxertia”,

Sobre o processo  

O procedimento é realizado por meio de pequenas incisões, utilizando microcânulas acopladas a uma seringa. Por se tratar de um tratamento facial, são imprescindíveis a destreza, os conceitos de beleza e a sensibilidade artística do cirurgião plástico.

Geralmente é aplicada anestesia na área doadora da gordura. Depois que a gordura é retirada do corpo, ela passa por uma centrifugação para ser enxertada nos locais definidos, que também recebem uma anestesia local. O procedimento dura em torno de 1 hora e a paciente é liberada no mesmo dia. É feito um curativo e recomenda-se ficar sem exercícios físicos por 1 semana em média, dependendo da quantidade e região.

Free Porn