A homeopatia é uma das maneiras de tratar a ansiedade, um dos malefícios que mais atrapalham o sucesso das pessoas nos dias atuais
Vários famosos já disseram abertamente que precisaram dar um tempo ou até mesmo abandonar a carreira artística por conta da ansiedade.
Então, quem pensa que somente os “anônimos” estão sujeitos a esse transtorno, engana-se.
Durante o programa do Gugu, o cantor Belo disse que sua ansiedade se transformou em síndrome do pânico, fazendo com que se afastasse dos palcos em 2014.
Se uma enfermidade “vira” outra não vamos discutir, é certo afirmar que a ansiedade está presente na vida de todo mundo.
Afinal de contas, quem consegue viver de uma forma branda em um mundo tão caótico e corrido quanto esse?
Conversamos com a especialista em homeopatia há mais de 20 anos, Eliete M M Fagundes, sobre isso.
A coordenadora do Instituto Tecnológico Hahnemann/ Homeobrás tira várias dúvidas e dá dicas sobre o tema.
Atualmente, quais são as doenças ou problemas que mais fazem com que as pessoas busquem o auxílio da Homeopatia?
Eliete: A Homeopatia é eminentemente preventiva, trata problemas mentais, emocionais e físicos, agudos ou crônicos. Normalmente, quando não existe mais resposta satisfatória aos tratamentos convencionais, as pessoas recorrem a essa terapêutica como último recurso.
Este comportamento é mais comum quando se trata de desarmonias como diabetes, reumatismo, depressão, síndrome do pânico, transtornos de humor e TOC (transtorno obsessivo compulsivo), hipertensão, ansiedade, alergias respiratórias, intolerâncias alimentares, enxaqueca, problemas ósseos, de tireoide etc.
O inverno promete ser rigoroso. Como a Homeopatia pode ajudar na prevenção das enfermidades dessa época?
Eliete: Ela fortalece o organismo como um todo, possibilitando que a pessoa não entre em ressonância com os agentes adoecedores. Cada constituição ou biotipo reage de maneira diferente às mudanças de estação, mas algumas são mais predispostas a resfriados, gripes, alergias, rinite, sinusite, pneumonia, entre outros.
Uma Homeopatia que ajuda muito a todos de uma forma em geral é Calcarea iodata CH5. Tome 3 gotas em um gole de água, 2 vezes ao dia, por 20 dias (adultos). E crianças até 12 anos devem tomar por 7 dias. Pode repetir essa indicação anualmente.
No caso de quem já está doente com o que é comum para o período (como gripes ou resfriados), o que utilizar na Homeopatia como tratamento?
Eliete: A calcarea phosphorica CH5. Tome 3 gotas em um gole de água, 2 vezes ao dia, por 20 dias (adultos). E crianças até 12 anos devem tomar por 7 dias. Após, pode repetir a calcarea phosphorica, porém, na CH 6.
Há alguma contra-indicação de idade para a Homeopatia? Se sim, em qual faixa etária e/ou em quais casos?
Eliete: Na realidade não existe contra-indicação, mas deve-se estar muito atento às reações que podem ocorrer, respostas do próprio organismo tentando fazer o processo de autocura através de uma autolimpeza.
Todos já ouviram de seus avós que para ficar bem, principalmente quando estamos muito intoxicados, é necessário deixar o próprio corpo reagir, pois ele sabe os caminhos que precisa percorrer para se harmonizar.
Neste caso, independentemente da idade, se a pessoa estiver mais enfraquecida, é necessário fortalecê-la antes com remédios homeopáticos apropriados para cada caso. Então, somente depois tratá-la de forma mais ampla.
Sabemos que a Homeopatia ajuda bastante no combate à depressão e ansiedade. Como a pessoa pode evitar esses malefícios e como é o tratamento específico para esses casos?
Eliete: Sim, a Homeopatia é bastante eficaz nos dois casos. A ansiedade é comum a todos os seres humanos e aos animais, o que varia é o grau que cada um manifesta e a forma específica. Quando identificamos este grau e que tipo de situação desencadeia o processo, então teremos de maneira muito certeira o remédio apropriado àquela pessoa com aquele tipo de manifestação.
Esta é a forma mais homeopaticamente correta de agirmos, prescrevendo individualmente o remédio de acordo com cada indivíduo. Porém, existem algumas homeopatias que abarcam uma grande gama de indivíduos porque possuem memórias comuns a todos e podemos fazer uso por um período de tempo determinado.
Contudo, não é apropriado seguir tomando indefinidamente porque podem sim trazer alguns problemas específicos quanto ao grau de similitude, caso não seja o mais adequado para aquela pessoa.
Em sua opinião, depressão tem cura? Por quê?
Eliete: A depressão também é um problema que cada pessoa apresenta de uma forma e possui diferentes causas. A hereditariedade com suas memórias mal resolvidas e todas as suas múltiplas implicações através das predisposições são importantes de serem harmonizados.
Cada um de nós tem seu tempo específico de autodescobertas e autoconsciência. O meio em que a pessoa vive é fator extremamente adoecedor e que leva ao despertamento destas informações adormecidas.
Precisamos sempre, enquanto Homeopatas, trabalharmos no sentido de fortalecer mental e emocionalmente, de dar suporte ao que é mais fundamental para cada um, o que lhe mantém vivo, desperto, conectado e que ainda lhe faz sonhar, ter expectativas futuras.
Serviço:
Instituto Tecnológico Hahnemann/ Homeobrás – www.homeopatias.com