Médica psiquiatra explica como a psiquiatria nutricional ajuda no tratamento da obesidade
Dra. Mayara Cezario é médica psiquiatra com prática em psiquiatria nutricional e pós- graduada em Nutrologia
A psiquiatria nutricional é uma área de pesquisa, que investiga relações entre a ação dos nutrientes no organismo, alterações metabólicas, transtornos mentais e doenças crônicas não transmissíveis (como hipertensão, diabetes, obesidade, doença cardiovascular), empregando dietas para prevenção e tratamentos.
Como explica a Dra. Mayara Cezario, “a psiquiatria nutricional ainda não é considerada uma especialidade dentro da psiquiatria, ela é uma área de atuação, em que o grande diferencial dela é a inclusão da saúde do corpo no tratamento da saúde da mente, e vice versa, onde é valorizada varias coisas que passam despercebidas como saúde intestinal que tem tudo a ver com o humor, é preciso considerar o que a pessoa está ingerindo, quais são os nutrientes, ou seja, é olhado o ser humano como um todo”.
A psiquiatria nutricional é um meio de prevenção e de tratamento coadjuvante de transtornos mentais. A Dra. Mayara Cezario, pela perspectiva holística da medicina, adota esse meio, unindo a escuta atenta a cada um de seus pacientes e o conhecimento nutricional necessário para encontrar, com eles, uma dieta saudável, tanto física quanto psiquicamente.
Sobre a questão de alimentos serem usados para controlar a ansiedade a especialista acrescenta que não é uma dieta saudável que vai substituir o uso do antidepressivo.
“A gente entende que uma alimentação onde a pessoa está desembalando menos e descascando mais, é uma alimentação que vai ajudar nesse controle da ansiedade, porém precisamos sempre ter em mente que não é uma dieta saudável que vai substituir o uso do antidepressivo, as vezes as pessoas me procuram achando que eu vou tirar o antidepressivo dela e vou passar uma questão alimentar, e não é assim, até mesmo porque não tem evidência científica”.