Metabolismo: Em entrevista Dr Cláudio Ambrósio Especialista em Endocrinologia e Metabolismo esclarece dúvidas sobre o tema

Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular” é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células.

Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

Para entendermos um pouco melhor sobre o assunto, a coluna conversou com o médico das celebridades, Dr. Claudio Ambrósio. Especialista em Endocrinologia e Metabolismo.

Dr. Por que algumas pessoas tem o metabolismo mais lento?

O metabolismo mais lento pode ser causado por várias coisas, que podem também ocorrer ao mesmo tempo, como por exemplo a idade, sabemos que com o passar da idade, a mulher principalmente, após os 40 anos, independente se está na menopausa ou não já sente.

Isso acontece também com os homens?

Sim, inclusive nessa mesma faixa etária ou um pouco mais velho, mas independente disso, outros fatores, outras doenças contribuem para o metabolismo lento, como o fator da alimentação, o nível de atividade física, um ambiente estressante onde a pessoa vive. Há na verdade uma série de fatores independentemente da idade.

Dr. O que caracteriza a síndrome metabólica?

Se trata de um conjunto de doenças em que todas elas têm a ver com metabolismo, por exemplo: quando uma pessoa é obesa e ao mesmo tempo tem colesterol alto, diabetes, ou seja, é uma síndrome metabólica, juntou aí três sintomas. A síndrome é sempre quando tem mais de um fator metabólico.

No caso de uma pessoa com diabetes que é uma doença crônica. Como funciona o metabolismo?

No diabético o metabolismo é como se “tivesse um defeito” no metabolismo da glicose, então os hormônios que controlam o nível de glicose no sangue, sofre interferências e de várias maneiras com por exemplo a dificuldade de produção de algum hormônio, onde ele secreta menos hormônio ou também na resistência do organismo para ter o efeito do hormônio.

Ou seja, dr. a célula não consegue perceber o hormônio. É isso?

Isso mesmo. Em outros casos também ainda há uma resistência realmente celular, como a resistência insulínica que é quando a insulina não consegue fazer o efeito e o corpo aumenta a produção tentando com que ela faça o papel dela.

É comum a gente ouvir dizer que tomar água com limão acelera o metabolismo. Isso é verdade ou mito?

É um mito. O limão nada tem a ver com metabolismo. O que é dito e que eu tenha conhecimento, é que, por ele ser mais ácido, ele dificulta a absorção de gordura pelo intestino, então, é como se ele auxiliasse um pouco no aumento do colesterol, dos triglicerídeos. Essa questão do limão com água é uma coisa ainda questionada pela medicina tradicional, ela é muito usada na medicina chinesa e outras áreas. Mas questão não bem metabólico, tão pouco melhoria para o metabolismo.

Dr Claudio Ambrósio possui mais de 20 anos de carreira e vem  ganhando cada vez mais espaço no seleto ramo da endocrinologia brasileira. Em seu consultório no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, ele se tornou o queridinho dos famosos, e passou a ser chamado de “médico das celebridades”. Entre as estrelas que procuram o profissional estão Maurício Mattar,  Luciano Szafir, Alexandre Frota, Paulinho Vilhena, Cláudio Heinrich, Chay Suede, Valéria Valenssa, Adriana BomBom, Petra Mattar, Dani Sperle, além de musas fitness, atletas e modelos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Free Porn