Na Tv: Dr. Cesar Cimonari, médico neurocirurgião fala sobre dores de cabeça
Entrevista aconteceu no programa Tarde Top pela Rede Brasil de Televisão
A dor de cabeça, conhecida tecnicamente como cefaleia, é um dos sintomas mais comuns entre a população. É uma sensação de desconforto, pressão ou dor que ocorre na região da cabeça e/ou pescoço.
Cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam pelo menos um episódio de cefaleia ao mês, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia.
A dor de cabeça pode ser causada por uma variedade de fatores, e muitas vezes a causa pode ter uma motivação multifatorial. “Existem dores de cabeça que são consideradas primárias, como a cefaléia tensional, ou enxaqueca e a cefaleia em salvas”, afirmou o neurocirurgião, Cesar Cimonari em entrevista ao programa Tarde Top, na Rede Brasil de Televisão, na tarde desta última segunda-feira(29).
Segundo o especialista alterações na rotina do sono, como dormir pouco ou em excesso, e na alimentação, como jejum prolongado e consumo exagerado de bebidas alcoólicas, também podem provocar dores de cabeça momentâneas. “O sintoma também está associado a uma série de doenças, sendo necessária a avaliação médica para o diagnóstico preciso”.
Infecções virais e bacterianas, como sinusite e meningite, além de gripes e resfriados, assim como condições mais graves como aneurismas, tumores cerebrais, acidente vascular cerebral (AVC) e lesões cranianas podem provocar dores de cabeça em diferentes níveis.
Preocupações excessivas, ansiedade, tensão e estresse também podem levar aos quadros de muita dor de cabeça.